Fechar
Página inicial Notícias Programa capacitará servidores da UFRB em doutorado e pós-doutorado da UMinho

Programa capacitará servidores da UFRB em doutorado e pós-doutorado da UMinho

18/09/12 09:51 , 13/01/16 15:48 | 4178

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade do Minho (UMinho), com sede em Portugal, assinaram na última sexta-feira, 14, Termo Aditivo ao Protocolo de Cooperação Técnico-Científica e Cultural visando à formação de professores e técnicos administrativos da UFRB. Por meio do documento, as instituições celebram um programa de formação de doutoramento e pós-doutoramento, a concretizar-se no âmbito das especialidades do Doutoramento em Ciências da Educação do Instituto da Educação da UMinho.

A cerimônia de assinatura do Termo Aditivo (TA) aconteceu na Reitoria da UMinho, na cidade de Braga, durante visita institucional da UFRB. Além do reitor da UMinho, António Cunha, e do reitor da UFRB em exercício, Silvio Luiz Soglia, participaram da cerimônia os professores Leandro Almeida, presidente do Instituto de Educação da UMinho, Custódia Martins, coordenadora institucional do TA na UMinho, e Rosineide Mubarack, coordenadora institucional do TA na UFRB e Coordenadora de Ensino da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

“Essa é mais uma das ações concretas da UFRB visando capacitar e qualificar seu corpo de servidores”, disse o reitor em exercício, Silvio Luiz Soglia, ressaltando também o pioneirismo do modelo da proposta. O Termo Aditivo terá vigência de quatro anos, período em que as instituições acordarão o número de professores e técnicos que será envolvido no programa. A primeira turma tem início previsto para 2013, com critérios de seleção a serem divulgados pela PRPPG. Os cursos de doutoramento e pós-doutoramento serão realizados no Brasil, com sede na UFRB, e certificação com diploma final da UMinho.

Protocolo de Cooperação

Em 15 de outubro de 2010, UFRB e UMinho celebraram Protocolo de Cooperação Técnico-Científica e Cultural, com vistas a promover ações conjuntas em três níveis: pesquisa, ensino e extensão. Com vigência de cinco anos, o acordo prevê a realização de projetos de investigação, cursos, seminários e encontros, intercâmbio de discentes e docentes e colaboração em programas de graduação e pós-graduação, a serem definidos por meio de Termos Aditivos. A UFRB e a UMinho reconhecem a dedicação da direção e professores do Centro de Formação de Professores (CPF), campus de Amargosa, na consolidação deste protocolo.

{phocagallery view=category|categoryid=115|limitstart=0|limitcount=0}

Na dúvida, fale conosco!