Fechar
Página inicial Notícias Abertura oficial da II Reconcitec reúne UFRB, EBDA e Embrapa

Abertura oficial da II Reconcitec reúne UFRB, EBDA e Embrapa

17/10/12 15:26 , 13/01/16 15:48 | 3527

Na manhã desta quarta-feira, 17, na cidade de Cruz das Almas, representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - Mandioca e Fruticultura deram início a II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia.

Na abertura, o reitor da UFRB em exercício, professor Silvio Soglia, destacou o momento singular para a instituição, que pelo segundo ano consecutivo sedia o maior evento de debate científico e tecnológico do Recôncavo. "A Reconcitec se consolida a cada ano, na medida em que cada vez mais produzimos ciência, arte, inovação, além de formamos jovens com consciência cidadã", disse. Para ele, essa é a grande oportunidade de dividir com a comunidade o que universidade faz em seu dia a dia. E elogiou a escolha do tema "Energias Renováveis, Educação, Tecnologia e Sociedade".

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB, professora Ana Cristina Fermino, também ressaltou a atualidade do debate. Fermino observou que o evento acontece em paralelo com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujas ações ocorrem por todo o País entre os dias 15 e 21 de outubro, com o tema "Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza". Além disso, lembrou que a ONU declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, como forma de chamar atenção e incentivar as reflexões sobre o tema.

O chefe geral da Embrapa Fruticultura e Mandioca, Domingo Haroldo Reinhardt, e o gerente regional da EBDA, José Humberto Cerqueira, falaram da satisfação em mais uma vez serem parceiros da Reconcitec. Para Cerqueira, o evento é interessante para que a comunidade científica, agricultores e o público em geral conheçam melhor o trabalho que a EBDA realiza em extensão rural e assistência técnica. Desde a primeira edição, a empresa traz para a Reconcitec minicursos, palestras e exposições de trabalho.

"Esse evento representa a diversidade que caracteriza essa universidade. Durante três dias, diversos temas serão abordados em suas diferentes áreas", disse Domingo Reinhardt, da Embrapa. Ele destacou ainda que a descentralização da Reconcitec dá oportunidade para que a reflexão e a criatividade possam alcançar todos os campi da UFRB. Por fim, desejou a todos que aproveitem ao máximo o evento.

A II Reconcitec segue até a próxima sexta-feira, 19, com uma programação que inclui atividades nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. O objetivo é debater e elaborar estratégias para alavancar o desenvolvimento sustentável da região promotora do evento, sob a ótica da ciência e da tecnologia.

Veja as fotos no link http://www.ufrb.edu.br/reconcitec/galeria-de-fotos/category/2-abertura

Na dúvida, fale conosco!