Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/visita_mata

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Estudantes coletam sementes que servirão de mudas para projeto de extensão

Estudantes coletam sementes que servirão de mudas para projeto de extensão

11/10/07 08:21 , 13/01/16 15:26 | 2168
Dezenove estudantes, acompanhados pela Professora Rozimar de Campos Pereira, do curso de Engenharia Florestal, fizeram uma visita técnica a uma área bem conservada de Mata Atlântica no município de Mundo Novo, a 300 km de Cruz das Almas.

A  Fazenda Jequitibé,  com, aproximadamente 1000 ha de floresta atlântica, que há muitos anos não sofre degradação, é propriedade de monges beneditinos, que receberam a área por doação. O local hoje é visitado por muitas pessoas em busca de retiro espiritual.

Na área os estudantes realizaram coleta de sementes de espécies nativas.
Coletou-se várias espécies:
 Samamea tubulosa - sete-cascas
 Plathymenia foliolosa - vinhatico
 Schyzolobiu parayba - Guapuruvu
 Delonix regia - Flamboyant
 Hymenaea courboril- jatoba
 Cariniana legalis jequitiba-rosa
 Albizia hasslerii- farinha-seca
Além de outras ainda não identificadas, segundo a professora. Eles já estão fazendo o plantio e o passo seguinte, após as mudas pegarem, é  distribuir para a comunidade.

A Coleta e plantio das mudas faz parte do Projeto "Tecnologias para Produção de Mudas de Espécies Arbóreas da Mata Atlântica", coordenado pela Professora Rozimar.

"Tentaremos produzir cerca de 3.000 mudas”, afirma a professora.  Na primeira parte do projeto, foi montado um stand na praça da prefeitura em Cruz das Almas, entre os dias 03 e 05/10, e os estudantes com a professora Rozimar, fizeram uma sensibilização com a comunidade. Além de informações sobre as mais novas formas para produção de mudas de espécies arbóreas, eles fizeram uma conscientização sobre a importância das espécies para o meio ambiente e para o planeta terra.

“Queremos mostrar que a produção de mudas no Brasil evoluiu e que hoje existem tecnologias que garantem o sucesso dos viveiristas. Mostramos diversos recipientes, substratos e formas de manejo, usados para a produção”.

Foi feita ainda uma exposição com diversas sementes e amostras de madeira de espécies arbóreas, além de uma pequena mostra de pequenos objetos produzidos com a madeira de algumas espécies (enfeites, utensílios de cozinha, colares, etc).

{gallery}noticias/visita_mata{/gallery}

Na dúvida, fale conosco!