Fechar
Página inicial Notícias Projeto de Esporte Educacional certifica professores para atuar no Recôncavo

Projeto de Esporte Educacional certifica professores para atuar no Recôncavo

29/11/12 14:53 , 13/01/16 15:48 | 3841

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Instituto Esporte e Educação (IEE) e a Petrobras realizaram a cerimônia de certificação de 140 professores e 14 gestores do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional nesta quinta-feira (29), no auditório da Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas. Além da entrega dos certificados, também foi apresentado o planejamento para a continuidade das ações do projeto na Bahia.

O evento contou com a presença do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; do vice-reitor, Silvio Soglia; da ex-jogadora da Seleção Brasileira de vôlei e presidente do IEE, Ana Moser; do gerente de Programas Sociais da Petrobras, Paulo Araújo Neto, além de secretários da Educação e dos Esportes das cidades de Maragogipe, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, São Felix e Muritiba. Os profissionais certificados vão disseminar o conceito e a prática do Esporte Educacional nesta região.

O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, destacou a relevância do projeto ao aproximar ainda mais a universidade da comunidade. Segundo dados da comissão executora do projeto na UFRB, cerca de 8 mil crianças e adolescentes dos municípios circunvizinhos e comunidades quilombolas e ribeirinhas passaram a ter contato com a instituição desde o início das atividades. “É certo que no futuro um número elevado de estudantes vai buscar a UFRB por conta desse projeto. E esse é nosso conceito de universidade, que busca ser grande e diverso para todos”, disse.

Ainda sobre os benefícios do projeto, o reitor frisou que “o esporte, além de ser importante para a educação, é fundamental para promover a cidadania”. Já as palavras do vice-reitor, Silvio Soglia, foram direcionadas aos profissionais da educação da Rede: “Que vocês se tornem multiplicadores desse processo de inclusão e desenvolvimento social do Recôncavo”.

O gerente de programas sociais da Petrobras, Paulo Neto, ressaltou a importância do projeto e a integração dos diversos atores envolvidos. "A educação e o esporte juntos transformam, fortalecem e elevam a sociedade. Quando o setor acadêmico, a sociedade civil e os municípios se unem nesse projeto, só pode dar certo", afirmou.

Para Ana Moser, presidente do Instituto Esporte e Educação, o desafio agora é a manutenção dos esforços e das conquistas. "Hoje estamos comemorando e nos colocando de maneira responsável para dar continuidade ao que conquistamos nesses dois anos. Espero poder comemorar em breve ainda mais conquistas", afirmou a ex-jogadora de vôlei.

O Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional tem como objetivo específico formar cinco núcleos estratégicos de disseminação da metodologia do esporte educacional e atender 27.600 crianças e adolescentes. As ações já foram implantadas no Rio de Janeiro, Amazonas e Bahia. Em 2013, serão iniciadas atividades do projeto social no Rio Grande do Sul e Pernambuco. Com o desafio de estimular o acesso ao esporte às crianças, o projeto incentiva princípios que contribuem para o exercício da cidadania, como a inclusão, o respeito à diversidade e o rumo à autonomia.

Com informações da Agência Petrobras.

Na dúvida, fale conosco!