Página inicial Notícias Projeto da Rede Recôncavo é apresentando ao Consuni

Projeto da Rede Recôncavo é apresentando ao Consuni

10/04/13 06:01 , 13/01/16 15:48 | 2196

A melhoria de acesso à internet nos campi da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é o objetivo do projeto da Rede Recôncavo apresentado ao Conselho Universitário (Consuni), em 27 de março. Além da UFRB, a proposta para montagem de uma rede de alta velocidade no Recôncavo deve atender diversas cidades e beneficiar inicialmente 16 instituições.

O estudo de viabilidade do projeto da Rede Recôncavo tem como previsão inicial a construção de uma infraestrutura de fibras ópticas com capacidade de 10 Gbps, que irá possibilitar o uso de aplicações avançadas e troca de grande volume de dados. Serviços como a realização de videoconferências, conferência web, voz sobre IP, videoaula, salas de telepresença, transmissão de vídeos ao vivo, computação distribuída de alto desempenho seriam possíveis com a maior largura de banda a ser proporcionada pela rede. "Sem internet de qualidade não conseguimos esses serviços" destaca Lorena Santana, Coordenadora de Tecnologia da Informação da UFRB.

"Uma rede de alta velocidade no Recôncavo Baiano aumentará a capacidade das instituições participantes dessa rede de gerar e difundir informação e conhecimento, inserindo-as em um ecossistema de inovação, cooperação e colaboração de atividades de ensino e pesquisa com outras instituições localizadas em diversas regiões do Brasil e do mundo", aponta o documento sobre o projeto. As instituições inicialmente envolvidas são a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa/CNPMF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (UNILAB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e UFRB.

"Nós fizemos um levantamento e o percurso do anel somaria aproximadamente 432 km. É algo inovador no estado da Bahia pelo tamanho", aponta Lorena Santana. Ela afirma ainda que o modelo a ser utilizado no Recôncavo seria o da Rede Comunitária de Educação e Pesquisa (Redecomep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação já instalado em outras cidades. Aqui, após a implementação, as instituições participantes são as responsáveis pela autossustentação da rede.

O projeto aparece, segundo Lorena, como uma solução para a indisponibilidade de uma internet com grande largura de banda e qualidade no interior da Bahia. Desta forma, a falta de conectividade entre os campi da UFRB e outras instituições de ensino e pesquisa seriam sanadas através da montagem de uma infraestrutura própria de fibra óptica. "Acredita-se ainda que a implantação dessa rede no Recôncavo da Bahia trará possibilidades de desenvolvimento cultural, socioeconômico e educacional para as cidades envolvidas no projeto", afirma.

Em andamento - O projeto Veredas Novas do Programa Nacional de Banda Larga irá construir uma infraestrutura para levar internet de 1024Mb/s para o campus de Cruz das Almas ainda este ano. Uma parceria da UFRB, Telebrás e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vai atender, posteriormente, Cachoeira, com 400 Mb/s. A inclusão de outras cidades deve ser definida em breve.

Na dúvida, fale conosco!