Fechar
Página inicial Notícias Centro Público de Economia Solidária é inaugurado na UFRB

Centro Público de Economia Solidária é inaugurado na UFRB

12/12/13 12:41 , 13/01/16 15:50 | 3666

O Centro Público de Economia Solidária do Território do Recôncavo da Bahia (CESOL) foi inaugurado no campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), nesta quarta-feira, 12 de dezembro. O espaço será responsável por oferecer apoio técnico, de formação e articulação a empreendimentos econômicos e solidários de 20 municípios do recôncavo baiano.

Após um ato ecumênico, a solenidade de inauguração do CESOL foi realizada com diversas autoridades. Estiveram presentes, o reitor Paulo Gabriel Nacif; a diretora do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Tatiana Velloso; a chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE), Olivia Santana; representantes da Superintendência de Economia Solidária, da Comissão Ecumência dos Direitos da Terra (CEDITER); do ColegiadoTerritorial do Recôncavo; da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia; do Fórum de Economia Solidária, além de movimentos sociais.

O reitor Paulo Gabriel Nacif destacou o papel do Centro e sua importância para a região do recôncavo. Em sua opinião, o Centro possibilita trabalhar a temática da economia solidária tendo como grande objetivo a construção de uma sociedade mais igualitária. “Espero que esse centro influencie de forma marcante a cultura na UFRB e da região do recôncavo”, afirmou. Já Olívia Santana abordou a relação entre trabalho e capital para evidenciar as transformações que um Centro de Economia Solidária podem gerar: “essa relação em que muitos trabalham e a riqueza é apropriada por poucos tem que acabar”.

“Nós precisamos tratar a qualificação a partir de uma metodologia centrada nas pessoas e não no capital. Trata-se de uma outra forma de desenvolvimento”, pontuou Tatiana Velloso. Ela falou sobre o conjunto de atores que fazem o processo de construção do território do Recôncavo. Sobre a participação da UFRB no CESOL, ela enfatiza: “a universidade é um sujeito que pode contribuir, mas também ter contribuição no processo de construção do conhecimento”. Tatiana ainda destaca o papel do CESOL que, segundo ela, tem como grande desafio transformar o seu programa em uma política pública permanente. A atual diretora do CETENS também foi homenageada pelos seus trabalhos e esforços junto à empreendimentos solidários no recôncavo.

Membros de diferentes cooperativas do Recôncavo também estiveram na inauguração do CESOL. A Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBA) da UFRB será responsável por realizar a formação dos técnicos do Centro.

Centro Público de Economia Solidária: o CESOL de Cruz das Almas é o oitavo em operação. Seu principal objetivo é fortalecer iniciativas que promovam o desenvolvimento da região, dando suporte técnico aos Empreendimentos Associativos Populares e Solidários, às Redes de Economia Solidária e ao Comércio Justo Solidário. Ele irá atender, durante dois anos, aos empreendimentos de economia solidária dos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Sapeaçu, Saubara e Varzedo. Além de Cruz das Almas, estão em operação os centros públicos de Pintadas, Juazeiro, Itabuna , Guanambi e, em Salvador,  nos bairros da Barra, Mares e Sussuarana.

Confira fotos da inauguração do CESOL:

Na dúvida, fale conosco!