A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu na manhã da última sexta-feira, 16, a visita de representantes da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP).
O grupo formado pelo o reitor Rogério José Uthui e Alice Freia, coordenadora do Centro de Educação Aberta e à Distância; Asprícia Madeira, diretora da Faculdade de Ciências de Saúde; e Sarifa Fagilde, diretora de Relações Internacionais, foi recebido pelo reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif e pelo superintendente de Assuntos Internacionais, Gabriele Grossi.
Na ocasião, foi firmado um termo aditivo ao acordo de cooperação acadêmica e técnico-científica entre as instituições, que estabelece as bases para o intercâmbio de pessoal docente. De acordo com o documento, a UFRB irá conceder cinco vagas com bolsas de formação e qualificação em mestrado acadêmico para docentes da Universidade Pedagógica, na pós-graduação em Ciências Agrárias.
“É importante cooperar com a UFRB que está a começar uma série de projetos como nós. Também somos uma universidade jovem e temos o ambiente, tanto biológico quanto cultural, muito parecido”, destacou o reitor da UP, Rogério José Uthui. Por sua vez, o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif, reiterou o apoio à instituição e ressaltou que o acordo irá fortalecer ainda mais a relação da UFRB com a África. Na oportunidade, foram discutidas também outras propostas de parceria entre as instituições.
A Universidade Pedagógica (UP) é uma universidade pública moçambicana que tem como principal objetivo a formação de professores. Porém, vem diversificando as áreas de ensino para atender também outras necessidades do país. O acordo com a UFRB inclui os departamentos localizados nas cidades de Manica, Chimoio, Quelimane, e Lichinga.
Saiba mais sobre a UP no endereço: www.up.ac.mz.