Página inicial Notícias Equoterapia é tema de encontro na UFRB

Equoterapia é tema de encontro na UFRB

03/06/14 12:17 , 13/01/16 15:50 | 2442

Entre os dias 30 e 31 de maio foi realizado no auditório do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o I Encontro sobre Equoterapia. O evento contou com auxilio do edital de apoio a eventos da Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) e reuniu profissionais de diversas áreas para discutir a utilização do cavalo na promoção de melhorias da condição física e psicológica das pessoas.

Participaram da mesa de abertura o vice-diretor do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), professor Josival Santos; a professora do CCAAB e diretora do HUMV, Ana Paula Peixoto; a vice-coordenadora do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde (CSS), Josineide Vieira; Maria Cristina Guimarães, presidente da Associação Baiana de Equoterapia (ABAE); Jordana Almeida, capitã do Esquadrão de Polícia Montada da Bahia, e Yuri Guimarães, praticante de Equoterapia.

Maria Cristina Guimarães disse que o projeto de Equoterapia na UFRB promove o crescimento do serviço na Bahia, agora presente nas universidades: “isso mostra aos estudantes de Medicina Veterinária a importância da equoterapia e seu espaço no mercado de trabalho”, pontuou a presidente da ABAE. Segundo Ana Paula Peixoto, o projeto da UFRB também contribui para auxiliar a descentralização do serviço. “Existe uma fila de espera de mais de 600 pessoas, muitas oriundas de municípios do interior do Estado, incluindo a região do Recôncavo”, informou.

A palestra da psicóloga e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Vanessa Breia, que atua no Centro de Equoterapia Conviver, em Niterói-RJ, teve como tema a utilização do cavalo em intervenções terapêuticas. Segundo a professora, o animal é o primeiro aliado na equoterapia, que auxilia a reabilitação físico-motora e também na dimensão emocional. “Devemos reconhecer o potencial terapêutico do cavalo em toda sua amplitude, mas considerar como aliado nesse processo, pois muitas vezes ele é secundarizado”, lembrou.

Em sua palestra, a presidente da ABAE contou a história da associação, pioneira da equoterapia na Bahia e surgida a partir da necessidade do seu filho que teve paralisia cerebral. Com 20 anos de existência, o centro criado em Salvador funciona em parceria com diversas instituições como a Polícia Militar e Governo do Estado da Bahia. “É um trabalho de responsabilidade que envolve todos os segmentos, com a preocupação da sustentabilidade, acessibilidade, e de promover a saúde como também educação”, disse.

O projeto

Em parceria com o serviço de Psicologia do CCS, o projeto de extensão “Equoterapia com Ciência” da UFRB vai atender inicialmente crianças assistidas pela Associação Pestalozzi de Cruz das Almas. Conta com a participação de veterinários, psicólogos, fisioterapeutas e  pedagogos autônomos, além de cerca de 60 alunos dos cursos de Psicologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Biologia.

Está em fase de implantação uma área especifica de aproximadamente 2 mil m² para as atividades, com a construção de piquetes individuais e coletivos e redondel. “Dois cavalos já estão sendo treinados e preparados para as sessões. O próximo passo será colocar os praticantes e toda a equipe em contato com os cavalos, formando a equipe interdisciplinar necessária ao trabalho em Equoterapia”, informou Ana Paula Peixoto, coordenadora do projeto.

Confira fotos do evento:

Na dúvida, fale conosco!