Fechar
Página inicial Notícias Maior evento acadêmico do Recôncavo da Bahia, III Reconcitec tem início dia 21

Maior evento acadêmico do Recôncavo da Bahia, III Reconcitec tem início dia 21

16/10/14 10:32 , 13/01/16 15:51 | 3649

Conferências, exposições, feira de ciências e lançamentos de livros estão entre os destaques da programação

Começa na próxima terça-feira, 21 de outubro, a 3ª edição da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia (III Reconcitec), na cidade de Cruz das Almas, a 146 km de Salvador. A Reconcitec, promovida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), é o maior evento acadêmico da região e tem como tema este ano: “Educação, Ciência, Inovação e Redução das Desigualdades Sociais”. Até o momento, a reunião já registrou a marca de 3 mil inscritos.

A III Reconcitec segue até a quinta-feira, dia 23, com uma extensa programação de atividades que visa contribuir para o desenvolvimento local. Estão previstos no encontro 16 minicursos, 497 apresentações de trabalhos em pôster e mais de 200 apresentações orais, além de feira de ciências, painéis, exposições e atividades culturais. Dentre os convidados, já estão confirmadas as presenças de palestrantes do MCTI, CNPq, Capes, SEBRAE, SENAI, FAPESB, INPI, além de associações profissionais e universidades do Brasil, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos.

Para a conferência de abertura é esperado o secretário adjunto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Armando Zeferino Milioni, que debaterá o tema “Universidade-Empresa: desafios na educação superior no Brasil”. A conferência do segundo dia fica a cargo de Marcello Broggio, representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Broggio debate “Contexto histórico, conceito e importância da agricultura familiar e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”. No terceiro dia, a conferência será proferida pelo professor da Universidade Católica de Brasília, Jorge Hamilton Sampaio, sobre “Educação e Responsabilidade Social”.

A programação contempla ainda temas relacionados às questões locais, concentrando discussões sobre o desenvolvimento sustentável da região, a exemplo do debate sobre Agricultura Familiar, no contexto do Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF) 2014. Dentre outros painéis, estarão em debate a interdisciplinaridade na graduação e pós-graduação, os programas de iniciação científica e a experiência estudantil.

No encerramento, haverá a entrega de menções honrosas, além de exposição e lançamento de livros publicados pela EDUFRB e outras editoras. Todas as atividades acadêmicas nos Centros de Ensino da UFRB estarão suspensas no período do evento para a participação dos discentes, docentes e técnicos administrativos da universidade.

A III Reconcitec é uma realização da UFRB, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). Conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Petrobras é patrocinadora do evento.

Confira a programação completa aqui.
A programação também está disponível para celulares e smartphones pelo Reconcitec Mobile.

Mais informações no site do evento: www.ufrb.edu.br/reconcitec

Na dúvida, fale conosco!