Fechar
Página inicial Notícias I Simpósio de Extensão tem início no campus Cruz das Almas da UFRB

I Simpósio de Extensão tem início no campus Cruz das Almas da UFRB

16/10/14 10:32 , 13/01/16 15:51 | 1532

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 15 de outubro, no Anfiteatro da Reitoria, campus Cruz das Almas, a abertura do I Simpósio de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O evento, com o tema Culturas, Conhecimento e Extensão Universitária: Tessituras, Desafios e Convergências, é promovido pela Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) com o objetivo de discutir e fortalecer ações de extensão universitária.

O início das atividades foi marcado com a apresentação de um projeto de extensão da Universidade, o Canto Coral UFRB. A mesa de abertura do evento teve a participação da pró-reitora de Extensão, Ana Rita Santiago; do vice-reitor da UFRB, Silvio Soglia, da pró-reitora Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Maria Helena Besnosik; professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Ludimila Mendes e Cláudio Lisboa, representante estudantil.

A pró-reitora de Extensão falou sobre a importância de cotidianizar o processo formativo, a extensão unida com a pesquisa e as ações afirmativas. “Torço para que o Simpósio seja um espaço de reconhecimento, socialização e celebração das práticas e políticas de extensão da UFRB”, disse Santiago. Já o vice-reitor Silvio Soglia destacou o bom desempenho dos projetos de extensão da universidade junto às agências de fomento, além da formação técnica e cidadã que a extensão pode promover.

Em seguida, a conferência de abertura foi proferida por Maria Helena Besnosik que também é coordenadora do Fórum de Pró-reitores de Extensão (FORPROEX). Ela ressaltou a necessidade de que a extensão universitária consiga interagir com as diversas linguagens. “Promover cada vez mais sujeitos como protagonistas das ações e não meros beneficiários”, acredita.

Integração

Gilmária Carvalho, integrante da Associação Flor do Itapicuru, que produz peças de roupas, utensílios e decoração artesanais, falou sobre as mudanças que ocorreram na associação, depois da atuação junto ao projeto de extensão da UFRB: Design, Moda Artesanal, Inovação e Solidariedade (DEMAIS). “Antes, tínhamos dificuldades na produção e na venda, e com o projeto pudemos oferecer novos produtos e também mais oportunidades para expor”, contou. Já a estudante Indinara Campos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRB participou expondo um sistema de circuitos elétricos que é um dos materiais manipuláveis para ensino de matemática. “Espero mostrar o que eu aprendi, e também conhecer e entender outros projetos”, disse.

O I Simpósio de Extensão da UFRB continua nesta quinta-feira, 16 de outubro. Confira a programação com outras mesas-redondas, apresentação de relatos de experiência e comunicação orais, além da programação artística na página www.ufrb.edu.br/simposiodeextensao/

Veja a galeria de fotos da abertura do evento:

Na dúvida, fale conosco!