Fechar
Página inicial Notícias UFRB participa do lançamento da Frente Parlamentar pelas Universidades Federais

UFRB participa do lançamento da Frente Parlamentar pelas Universidades Federais

12/03/15 16:58 , 13/01/16 15:52 | 1060

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif, participou na manhã da última quarta-feira, 11, em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. O apoio ao trabalho dos parlamentares tem como objetivo debater meios para avançar o sistema das Universidades Federais e superar desafios através da interlocução permanente entre a academia e o parlamento.

O café da manhã de lançamento contou com as participações de vários reitores e quase uma centena de deputados e senadores de vários partidos políticos. Durante o encontro, foi entregue o documento de apresentação da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais e a Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais. “Mais uma vez contamos com os parlamentares baianos na defesa e na valorização das nossas Universidades Federais e não temos dúvida que, nesta legislatura, os parlamentares terão um desafio ainda maior de contribuir com as instituições e com a expansão do ensino superior”, comentou o reitor Paulo Gabriel Nacif.

Para o presidente da Andifes, reitor Targino de Araújo, a integração entre parlamentares e as Universidades Federais resultará em ações relevantes para aperfeiçoamento das atividades de educação, ciência, tecnologia e inovação. “Estamos reunindo aqui, atores que se interessam pelo fortalecimento das Universidades Federais, instituições que têm compromisso com o desenvolvimento social, econômico e político do país. A Andifes já entregou à Frente Parlamentar o Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU), documento elaborado pela Associação que está em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e subsidiará o trabalho do grupo parlamentar”, disse o reitor Targino de Araújo.

A deputada Margarida Salomão (PT), uma das coordenadoras da Frente parlamentar, informou que recebeu a adesão de mais de duzentos deputados e senadores para instalação da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais. Uma das primeiras tarefas que surgiu das manifestações de todos os oradores é o trabalho para evitar que as medidas econômicas de ajuste fiscal afetem o orçamento da educação. “Os programas e ações em educação, da creche a pós-graduação, exigem maturação e continuidade para produzir os efeitos esperados pela sociedade, portanto, os ajustes conjunturais não podem comprometer as políticas públicas estruturais”, afirmou o presidente da Andifes. O deputado federal Jorge Solla (PT) reforçou a necessidade de priorizar investimentos em educação. “Só será possível retomar o crescimento econômico a longo prazo com verdadeira inclusão social se mantivermos a política de valorização do ensino superior”, afirmou. A Senadora Lídice da Mata (PSB) destacou a necessidade de se investir na qualidade e eficiência do ensino superior brasileiro, principalmente das universidades federais, além de expandir seus campi para diversas regiões, notadamente regiões mais carentes do Norte e Nordeste do País. O deputado federal Afonso Florence (PT) comentou a iniciativa: “nossa frente se constitui como um importante instrumento da luta em defesa do ensino superior público”.

A Frente Parlamentar é formada por parlamentares de todos os Estados para, junto com os reitores, debater e construir projetos para o aperfeiçoamento do sistema de Universidades Federais. No passado, a ação da Frente foi fundamental para garantir avanços para a educação, como a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), a PEC 59 e a vinculação dos royalties do petróleo à educação. O evento também contou com as presenças de representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Federação de Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES), União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e Federação de Sindicato do Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior (Fasubra).

Com informações da Andifes

Na dúvida, fale conosco!