Fechar
Página inicial Notícias UFRB é contemplada com novos polos e projetos de ensino a distância

UFRB é contemplada com novos polos e projetos de ensino a distância

07/05/15 16:59 , 13/01/16 15:52 | 6282

O Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da sua Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), teve a proposta de oferta da segunda turma do Curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

De acordo com o resultado do Edital Nº 75/2014, foram selecionados os 04 polos de apoio presencial, já existentes no Sistema Universidade Abertas do Brasil (UAB), em Macaúbas, Campo Formoso, Capim Grosso e Jaguarari. Continuarão funcionando normalmente, ofertando os componentes curriculares do segundo semestre, os polos de apoio presencial localizados em Vitória da Conquista, Macaúbas, Itabuna, Sapeaçu, Teodoro Sampaio, Ipirá e Rio Real, onde já há oferta do curso de Licenciatura em Matemática pela UFRB. De acordo com a SEAD, também está previsto para funcionamento no início de 2016 um polo na cidade de Itaparica.

A UFRB está credenciada para o ensino a distância desde 2013 e, segundo o Superintendente de Educação à Distância da UFRB, professor Ariston Cardoso, a expectativa é que a universidade possa ofertar também outros cursos nessa modalidade. “Pensamos em cursos de especialização em gestão em saúde, licenciatura em física, licenciatura em artes e cursos na área de administração”, diz. A SEAD já propôs junto a CAPES a ampliação da quantidade de cursos e o número de centros de ensino atendidos.

A SEAD também foi contemplada com dois projetos no Edital 03/2015 da CAPES de fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de informação e comunicação em educação, no âmbito do Sistema UAB. Em parceria com professores do CETEC e do Centro de Ciências da Saúde (CSS), serão desenvolvidos aplicativos e objetos de aprendizagem com objetivo de contribuir para melhorar a mediação pedagógica em diversas áreas do conhecimento.

Licenciatura em Matemática EAD - Vinculado ao CETEC, o curso é ofertado pela UFRB desde o início do semestre letivo 2014.2, nos 07 polos de apoio presenciais credenciados ao Sistema UAB, que recebem apoio administrativo e pedagógico da SEAD. O processo seletivo especial da 1ª turma ofertou 300 vagas. O acesso aos conteúdos dos componentes curriculares do curso é através do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle. Em cada componente, os alunos recebem também acompanhamento de tutores presenciais e a distância.

De acordo com o professor Eleazar Lozada, coordenador do curso, a metodologia possui dois módulos e indica atividades todos os dias da semana buscando incentivar uma rotina de estudos para os alunos. “Desenvolvemos material didático para que os estudantes estudem de forma independente e, através do ambiente virtual, consultem com os tutores a distancia para resolverem suas duvidas e as avaliações continuas”, explica.

Mais informações na página da SEAD/UFRB.

Na dúvida, fale conosco!