Página inicial Notícias Revista Griot recebe Qualis B1 em avaliação da Capes

Revista Griot recebe Qualis B1 em avaliação da Capes

06/10/15 17:00 , 13/01/16 15:53 | 1725

A Griot - Revista de Filosofia do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve o conceito Qualis B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na recente classificação de periódicos científicos. Em 2012, o periódico recebeu o conceito B5, saltando para qualificação B1 na última avaliação.

A publicação tem periodicidade semestral, divulga pesquisas na área de Filosofia e promove o debate filosófico por meio de novos ângulos que não apenas a filosofia tradicional. Editada pelos professores do curso de Licenciatura em Filosofia do CFP, José Vicente e Ronaldo Barros, tem um corpo editorial constituído por pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais, especializados em diferentes temas e correntes filosóficas.

Para o editor da Griot, José João, a qualificação coloca o periódico na lista das revistas de Filosofia mais bem conceituadas do país. “Esta é uma conquista importante não apenas para o Curso de Filosofia e seus docentes, mas também para a UFRB, pois passa a contar com uma revista de excelência nacional na área de Filosofia. Este resultado é fruto do esforço coletivo de um corpo editorial constituído por pesquisadores e parceiros de várias instituições nacionais e internacionais, comprometidos com a qualidade da pesquisa filosófica”, revela.

A avaliação da revista pela Capes levou em consideração critérios como a qualidade de seu conteúdo, o conselho editorial composto por pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais e a regularidade das publicações. A Griot é publicada desde 2010 e atualmente está em seu décimo volume.

Qualis - O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizado pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5, e C.

Acesse o site da revista: www.ufrb.edu.br/griot

Na dúvida, fale conosco!