Fechar
Página inicial Notícias IX Fórum Pró Igualdade Racial e Inclusão Social celebra Consciência Negra na UFRB

10/11/15 16:21 , 13/01/16 15:53 | 4110

Na sexta-feira, dia 20, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realiza a conferência de abertura do IX Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, evento que celebra a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra. O ato de abertura acontece às 14h, na Praça Renato Machado, em Santo Antônio de Jesus, e logo em seguida haverá uma Conferência ministrada pelo Prof. Dr. Kabengele Munanga e uma Caminhada Cultural prevista para 18h, além de apresentações culturais das comunidades.

As inscrições online para participantes vão até o dia 20 de novembro, sendo que o participante poderá escolher um ou mais campi de participação. As oficinas são abertas aos participantes mediante inscrição no local do evento.

O Fórum segue até o dia 29 de novembro, com atividades em todos os campi da instituição e o seguinte cronograma:

Amargosa - 26 e 27/11/2015
Cachoeira - 20 a 29/11/2015
Cruz das Almas - 25 e 26/11/2015
Feira de Santana - 23 e 24/11/2015
Santo Amaro - 20/11/2015 (abertura) 23 a 25/11/2015
Santo Antônio de Jesus - 20/11/2015 - Abertura Geral do Fórum 20 de Novembro

Confira aqui a programação completa.

Sobre o evento - Realizados pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis - PROPPAE, os Fóruns são reveladores dos níveis de enraizamento e implicações da UFRB com a história local, sua sintonia com as lutas dos movimentos sociais organizados, e comprometimento com as questões sociais e raciais. Revela também como esses referenciais têm sido constitutivos da sua organização e atuação, então assumidos como norteamentos político-pedagógicos, que ao integrarem o currículo acadêmico, contribuem para a superação das formas conservadoras e discriminatórias, no que tange não apenas às questões raciais, mas também de outras práticas sociais excludentes.

O evento acadêmico tem como objetivo fomentar discussões e reflexões relacionadas às políticas e práticas afirmativas e reunir pesquisadores e ativistas comprometidos com as transformações sociais e com a contribuição do fazer científico para a sociedade.

Mais informações no site do evento.

Na dúvida, fale conosco!