O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professor Silvio Soglia, participou na manhã dessa sexta-feira (11) de audiência dos reitores das universidades federais com a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no Palácio do Planalto, em Brasília. Os reitores se reúnem pelo menos uma vez a cada ano com a presidente, oportunidade na qual se discutem projetos estratégicos para o desenvolvimento do País, como a consolidação da expansão do ensino superior.
O reitor Silvio Soglia destacou a participação das universidades federais na formação de professores e no ambiente cultural, de pesquisa e inovação. “Foi uma excelente oportunidade para reafirmar nossa disposição em consolidar o processo de expansão do ensino superior preservando os investimentos na educação e o saldo do encontro foi muito positivo devido à receptividade da presidente com a nossa pauta”, comenta.
Na ocasião, a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Maria Lúcia Cavalli Nede, apresentou um documento no qual propõe uma Agenda de Desenvolvimento das Universidades Federais para dar cumprimento às metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O texto aponta ainda compromissos com os princípios do Desenvolvimento Nacional, Desenvolvimento Regional, Interiorização, Educação Básica, Inovação Tecnológica e Internacionalização