Fechar
Página inicial Notícias Programa de Desenvolvimento Rural é tema de reunião com reitor da UFRB
CIMA

Programa de Desenvolvimento Rural é tema de reunião com reitor da UFRB

16/03/16 11:00 , 17/03/16 09:07 | 376

A assinatura de Protocolo de Intenções entre o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi tema de reunião nesta terça-feira, 15 de março, na reitoria, campus Cruz das Almas. O projeto que busca a implementação do Programa de Desenvolvimento rural de bases agroecológicas, com principal foco no cacau, foi destaque no encontro.

O projeto propõe a recuperação de cerca de 400 mil hectares de região cacaueira e agroflorestais. Apresenta como meta envolver 92 municípios da Bahia, oito territórios e nove consórcios públicos, a duração de implementação seria de oito anos. A expectativa é que cerca de 25 mil e 600 famílias de agricultores sejam atingidas pelo projeto, gerando 100 mil empregos diretos e 20 mil indiretos, 720 milhões de impostos por ano e 4, 5 bilhões em circulação nos oito territórios. A demonstração da estruturação de rede estradas e aproveitamento de recursos hídricos também foram abordados na reunião. O valor do investimento seria de 104 milhões anuais. O projeto engloba a sociedade civil, incluindo indígenas, quilombolas, pequenos e médios agricultores. O planejamento inclui a produção de 33 milhões de mudas nativas e frutíferas e 30 milhões de mudas de cacau.

“Fiquei impactado com a organização técnica, estruturada e fundamentada do projeto, que abrange não apenas o desenvolvimento social como também educacional, abordando assim diversas potencialidades da educação no campo”, observou o reitor Silvio Soglia. O reitor também afirmou ser fundamental a Universidade participar do desenvolvimento do projeto, com o intercâmbio de saberes entre professores, estudantes e a própria sociedade. Citou ainda a tradição de pesquisa em cacau desenvolvida pela instituição, desde a Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e que, agora, vê um grande potencial de pesquisas para os Centros de Ensino da UFRB, em especial, o Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB).

Joelson Ferreira, representante do assentamento Terra Vista Vista, vê o projeto como um importante instrumento de desenvolvimento do estado e acha fundamental a participação da UFRB e de outros Institutos Educacionais. “Não adianta falar que uma região é rica se não tem educação, se suas áreas estão sendo degradadas. A UFRB tem um papel importante e queremos buscar essa parceria para melhorar esse trabalho e buscar também conhecimento científico, pois entendemos que a educação é ponto fundamental”.

Além da UFRB e CIMA, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia(IFBA), Instituto Federal Educação, Ciências e Tecnologias Baiano (IFBaiano) e a Associação Territorial dos Povos da Cabruca e da Mata Atlântica (Teia dos povos) irão assinar o protocolo de intenções, visando a cooperação coletiva no projeto baseado na vivência de agricultores, estudos técnicos e teses de mestrado e de doutorado.

Nesta sexta-feira, 18 de março, o protocolo de intenções será assinado às 14h, no auditório Marildes Silva do Colégio Municipal de Camacan, na cidade de Camacan, Bahia.

CIMA: o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) foi criado em 29 de Julho de 2013 com base na Lei Federal nº 11.107 após processo de articulação entre os 11 municípios do Território Litoral Sul/BA , sendo eles: Arataca, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Itajú do Colônia, Jussarí, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória e Una. O CIMA cobre uma área de 7.320,18 Km² envolvendo 11 municípios com características que se completam, reúne uma população de mais de 160.000 habitantes, tendo a economia baseado no agricultura, com significativa presença da Cacauicultura com base no sistema Cabruca e Sistema Agroflorestal, reúne Três Reservas Federais.

Na dúvida, fale conosco!