Fechar
Página inicial Notícias SIPEF realiza plantio em comemoração ao Dia Mundial da Água
água

SIPEF realiza plantio em comemoração ao Dia Mundial da Água

23/03/16 16:39 , 23/03/16 16:48 | 411

A Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF) da UFRB, em comemoração ao Dia Mundial da Água, realizou o plantio de árvores no entorno da nascente Pinica Dendê, localizada nocampus Cruz das Almas, na última terça-feira, 22 de março. O evento contou com caminhada até a nascente e apresentação da área. O local fica a 150m da margem direita da entrada principal.

“É simbólico e embrionário este primeiro evento dentro da UFRB”, apontou Pedro Silva, engenheiro agrônomo da SIPEF. Em sua opinião, o trabalho da superintendência só tem a somar com a de muitos professores que têm projetos relacionados às nascentes. “Muitos docentes têm projetos importantes nesta área e que virão, sem dúvida, com todo nível de consciência que eles têm, contribuir e apoiar nosso trabalho. Da mesma forma, abraçaremos o projeto de cada um”, destacou Pedro Silva, engenheiro agrônomo da SIPEF.

Também engenheira agrônoma, Cláudia Almeida, chefe do Núcleo de Meio Ambiente da SIPEF, acredita que a universidade tem muitos recursos naturais que estão sendo explorados, tanto pela comunidade acadêmica como pela comunidade da região, e que precisam ser preservados. “É a primeira de muitas ações que iremos fazer, em outros momentos vamos estar com novas ações. Professores e discentes estão convidados a participar e nos ajudar nessa mobilização. Como fruto da primeira escola de agronomia do Brasil, nós temos que dar o exemplo e preservar onde iniciou toda nossa história”, declarou.

Crianças que fazem parte do Centro de Referência Esportista do Recôncavo da Bahia, instalada na UFRB, também participaram do ato ecológico. “Nosso futuro está na mão dessas crianças, por isso é importante elas vivenciarem um dia como esse para compreender que a água é fonte de vida”, falou João Guilherme Silva, engenheiro florestal do Grupo Ambientalista Nascentes (Gana). O grupo que faz trabalhos relacionados à recuperação de nascente no recôncavo fez doações de plantas adaptáveis à água, a exemplo de aroeira, jenipapo, ipê e cedro-rosa.

A nascente do Barricão, também no campus de Cruz das Almas, foi apresentada ao público do evento. Além da SIPEF, GANA e Centro de Referência Esportista do Recôncavo da Bahia, o evento contou com o apoio do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e Associação Ecológica Buriti (AEB)

Confira fotos:

Na dúvida, fale conosco!