Fechar
Página inicial Notícias Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos realiza 2º Encontro de Ética na Pesquisa
Evento

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos realiza 2º Encontro de Ética na Pesquisa

21/10/16 21:09 , 21/10/16 21:20 | 2122
imagem sem descrição.

O 2º Encontro de Ética na Pesquisa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizado na última quarta-feira, 19 de outubro, no auditório da Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI),  campus Cruz das Almas. O evento teve como foco a ética na pesquisa dos seres humanos, por meio da análise de aspectos importantes para a preservação dos direitos, da cultura e do respeito aos participantes de uma pesquisa.  

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da UFRB foi responsável pela realização do evento. A mesa de abertura do encontro contou com a participação da pró-reitora Rosineide Mubarack da PPGCI e da coordenadora do CEP, Fabiana de Paula. A Pró-Reitora da PPGCI falou sobre o comprometimento dos membros da CEP da UFRB, destacando a importância do intercâmbio de saberes entres as CEPs de outras universidades: “a universidade é construída em rede”. Em sua opinião, o encontro é importante para ampliar “o entendimento do que significa ter de registrar a pesquisa, o processo e o rigor enfrentado nos pareceres fruto do trabalho da comissão”.

O Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos faz parte do sistema CEP/CONEP, vinculado ao Ministério da Saúde. Teve início em 2009 e hoje é composto por servidores docentes, técnico-administrativos e representantes dos usuários. “A CEP tem um papel consultivo e educativo, que fomenta a reflexão em torno da ética na ciência, no qual todos os membros participam de forma voluntária das atividades desenvolvidas”, explica a coordenadora Fabiana de Paula.

A professora Adriana Lopes da UFRB foi a primeira palestrante do dia. Ela falou sobre a ética como reflexo da sociedade, no qual um conjunto de valores históricos e culturalmente construídos possui ligação com o comportamento humano. Já no início de seu discurso, trouxe um questionamento: “será que na pesquisa com seres humanos, o comportamento dos participantes e do pesquisador estão associados?”. Ao responder afirmativamente, Lopes também enumerou pontos fundamentais à ética em pesquisa: “o pesquisador não pode adulterar nenhuma das diversas etapas da pesquisa” e “não pode manipular resultados”.

Além de palestrantes da UFRB, o evento contou com representações do Conselho Nacional de Saúde (Conep) do Ministério da Saúde e do CEP da Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A primeira edição do evento foi em 2013.

Confira recomendações básicas da CEP aos pesquisadores.

Mais informações: CEP

Abaixo, fotos do evento:

 

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!