Fechar
Página inicial Notícias Conselho Universitário discute perspectivas orçamentárias para UFRB em 2017
Orçamento

Conselho Universitário discute perspectivas orçamentárias para UFRB em 2017

22/03/17 13:34 , 22/03/17 13:36 | 1345

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em sessão ordinária da última segunda-feira, 20 de janeiro, discutiu o orçamento da instituição para 2017.

Na ocasião, o pró-reitor de Planejamento, professor José Mascarenhas, apresentou o histórico e as perspectivas do orçamento para o ano de 2017. O pró-reitor destacou que o planejamento e as iniciativas de enfrentamento para redução de despesas foram fundamentais para que a instituição conseguisse avançar com responsabilidade fiscal, zerando um déficit que somava mais de R$ 9 milhões em 2015.

Os Conselheiros tomaram conhecimento dos programas, ações e valores que compõem a peça orçamentária da universidade para este exercício. Quatro elementos de grandes rubricas compõem a peça orçamentária: despesas de pessoal e encargos, custeio e investimentos, arrecadação direta e emendas parlamentares. 

O valor previsto é de R$ 255.593.496,00 (duzentos e cinquenta e cinco milhões quinhentos e noventa e três mil e quatrocentos e noventa e seis reais). Em resumo, o orçamento reflete uma sequência de contingenciamentos de recursos em custeio e investimento. O que se tem em 2017 é resultado da Lei Orçamentária de 2016 com redução de 10% dos valores relativos a custeio e 50% do investimento. Vale destaque para matriz Andifes, importante elemento de receita, que sofre neste exercício uma redução na 6,74%. Em custeio e investimento a redução é na ordem de 22%.

A apresentação do orçamento também está prevista nos Centros de Ensino. Ao final da reunião foi deliberada pelos conselheiros a construção de agendas de discussões acadêmicas e administrativas no Conselho Universitário (CONSUNI) e Conselho Acadêmico (CONAC), para subsidiar uma ação coordenada de análise dos dados que compõem a Matriz Andifes na UFRB.

Para o reitor Silvio Soglia, esta análise permitirá a qualificação dos indicadores da UFRB, critério fundamental na distribuição pelo MEC de recursos a cada instituição. “Trata-se de uma agenda importante para debater, discutir, compreender a questão orçamentária e financeira da UFRB. O aprofundamento do debate favorece a qualificação de nossos indicadores acadêmicos e é uma ação estratégica para gestão de nossa universidade".

Confira o resumo do Orçamento 2017, elaborado pela Pró-Reitoria de Planejamento da UFRB.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!