Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Nota da Reitoria da UFRB em defesa da democracia e das instituições brasileiras
Início do conteúdo da página
Nota

Nota da Reitoria da UFRB em defesa da democracia e das instituições brasileiras

Publicado: 19/05/17 15:32 | Última atualização: 19/05/17 15:32 | Acessos: 3934 | Postado por César Velame

A Reitoria da UFRB acompanha com muita preocupação o momento de grave crise social e política no Brasil. A escalada de denúncias de corrupção não poupa nenhum dos três Poderes da República e corrobora para a instalação de descrédito, gerando um clima de incerteza, dúvidas e descrença nas instituições que devem pugnar pela normalidade democrática, o império da lei e a supremacia do interesse público sobre o interesse privado.

A democracia se caracteriza pelo embate permanente entre posições diferentes e muitas vezes opostas, por isso mesmo, a democracia é o regime por excelência do conflito, impossível de ocorrer em regimes totalitários em que um grupo hegemônico esmaga, sufoca e emudece os demais.

Neste contexto, é indispensável lembrar que a garantia do estado democrático de direito depende da preservação de instituições fortes, legitimadas e referendadas socialmente pelo povo, detentor original de todo poder. Estas instituições devem, para desempenhar o papel que lhe foi imposto pela Constituição Federal, atuar de forma contundente no combate à corrupção e outras práticas criminosas, mas é imperativo que o faça de forma harmônica, nos limites da lei e sem se deixarem contaminar pelos interesses de poderosos grupos econômicos, corporativos e midiáticos, interesses esses que frequentemente não se perfilam com os interesses do povo brasileiro.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia é uma conquista cidadã. Em sua origem estão a organização popular e a articulação de diversos setores da sociedade que, com muita luta, asseguraram esta conquista. Temos, portanto, o gene da democracia em nosso tecido social e institucional e não podemos negar à Nação, em um momento difícil como este, o nosso legado democrático. Temos a convicção que o Brasil superará esta crise, como o fez no passado. Entretanto, ratificamos a nossa posição de que a saída para esta crise passa, necessariamente, pelo respeito à participação popular e à democracia.

Nesse sentido, a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia convida a nossa comunidade acadêmica a refletir, debater e defender o estado de direito e as instituições da República para que se prestem ao fim para qual foram criadas: o bem comum, a superação das desigualdades, a defesa da lei e a justiça social.

Cruz das Almas, 19 de maio de 2017.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia

Reitor da UFRB

registrado em:
Fim do conteúdo da página