Fechar
Página inicial Notícias Filmes de estudantes da UFRB são premiados no Festival de Cinema de Brasília
CINEMA

Filmes de estudantes da UFRB são premiados no Festival de Cinema de Brasília

28/09/17 10:48 , 28/09/17 11:30 | 3964
imagem sem descrição.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro,  um dos  eventos cinematográfico mais prestigiados do país, abriu as portas para o cinema produzido no Recôncavo baiano. Ao todo, cinco obras realizadas por alunos e ex-alunos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) participaram do evento, recebendo calorosa acolhida de público e crítica.

Durante o festival realizado entre os dias 15 a 24 de setembro, a produção de ex-alunos da UFRB, “Café com Canela”, de Glenda Nicácio​ e Ary Rosa Duarte​, levou o Prêmio Petrobrás de Cinema de melhor longa-metragem (Júri popular) e dois Prêmios Candangos do Júri oficial, melhor roteiro e melhor Atriz (Valdinéia Soriano).  Já na categoria do 1º Festival Universitário de Brasília, Juan Rodrigues ganhou melhor filme de curta-metragem, com o "O arco do medo" e Camila Gregório, com o curta "Fervendo", arrebatou melhor direção.

 Segundo a professora do curso de Cinema, Angelita Bogado, foi emocionante a exibição da produção “Café com Canela” e “As melhores noites de Veroni” no terceiro dia da mostra. “Foi emocionante ver como personagens feitos de som e imagem se tornaram sujeitos de carne ao final da projeção. As subjetividades, as dores e alegrias de Violeta, Margarida e Cidão apresentaram a potência transformadora do Recôncavo. Os filmes foram experimentados pelo público, que ao sair da sala de cinema pareciam ter bebido algo muito novo”, comenta.

O coordenador do curso de Cinema, Adriano Oliveira, também comentou em sobre a premiação. “A receita de Café com canela, ao trazer para a telona as subjetividades e afetos de mulheres negras, parece ter solapado a plateia do conforto da poltrona. É amargo perceber que a receita de Café ainda seja uma novidade para o Brasil dos grandes centros, contudo, o cinema do Recôncavo, gestado nas salas de aula da UFRB, ter arrebatado público e crítica, no 50⁰ Festival de Brasília, é motivo de alegria para todos nós”, diz em nota do colegiado de Cinema.

 Ainda segundo o professor, o ano de 2017 será um ano muito celebrado pelos membros do curso. “As narrativas acolhidas e premiadas de nossos alunos e egressos reverbera ecos de um trabalho coletivo -- entre discentes, docentes e servidores técnicos -- mas sobretudo, nos enche de orgulho ver um cinema generoso, que partilha o sensível e abre as janelas do Recôncavo para o Brasil, quiçá para o mundo, apresentando Cachoeira e São Félix enquanto um espaço de resistência e afeto, tão necessários nos dias atuais”, explica.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!