Fechar
Página inicial Notícias UFRB realizou o II Ato Comemorativo pelo Dia Nacional de Conservação do Solo

UFRB realizou o II Ato Comemorativo pelo Dia Nacional de Conservação do Solo

31/03/08 11:58 , 13/01/16 15:27 | 3104

No dia 15 de abril de 2008, os Centros de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e Ciências Agrárias, Biológicas e Ambientais (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  promoveram o "II ATO COMEMORATIVO PELO DIA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DO SOLO".

Esta data é comemorada mundialmente e  foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennet (15/04/1881), em virtude de seu trabalho e da sua dedicação em assuntos ligados à Conservação do Solo. No Brasil, o Dia Nacional da Conservação do Solo a ser comemorado, em todo o País, foi instituído através da Lei nº 7.876, de 13 de novembro de 1989, pelo então Presidente da República José Sarney.

O evento deste ano, novamente, teve por finalidade a reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade de ações de planejamento do uso e manejo deste recurso, por meio do emprego de tecnologias apropriadas aos  diferentes ambientes de produção, viabilizando, assim, a manutenção e melhoria da sua capacidade produtiva, propiciando a produção de alimentos de forma sustentável.

O ato comemorativo tem o intuito de dar continuidade às discussões acerca de assuntos relacionados à sustentabilidade regional, principalmente com o objetivo de sensibilizar a sociedade, profissionais e alunos sobre a importância da conservação do solo e da água. Pretende-se, também, com o evento, obter diretrizes para nortear ações conjuntas entre a sociedade e as instituições para ações de conservação. *A abordagem temática desse ano será sobre as ferramentas para gestão do recurso solo e as oportunidades para implantação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária em pequenas propriedades.*

O Público alvo do evento foram estudantes de agronomia, zootecnia, engenharia florestal, engenharia sanitária e ambiental, profissionais, instituições, associações e produtores rurais.

Veja o vídeo do evento em 2007, no site http://www.youtube.com/watch?v=i2Se8pmRve4

Na dúvida, fale conosco!