Fechar
Página inicial Notícias Reitor se manifesta em defesa da necessidade de retomada do controle do Campus Cruz das Almas

Reitor se manifesta em defesa da necessidade de retomada do controle do Campus Cruz das Almas

04/04/08 06:10 , 13/01/16 15:27 | 1981

O Reitor Professor Paulo Gabriel Nacif divulgou nota se manifestando quanto à necessidade de retomada do controle do Campus da UFRB em Cruz. Veja a nota:

RESPEITO À INTEGRIDADE FÍSICA DO CAMPUS DA UFRB EM CRUZ DAS ALMAS!

É recorrente verificarmos setores da sociedade reivindicarem que a área do campus da UFRB em Cruz das Almas seja alvo de um projeto produtivo ou, até mesmo, destinada a reforma agrária, sob o argumento, equivocado, de que se trata de uma latifúndio improdutivo.
É importante ressaltar que sendo a UFRB uma autarquia federal, seu campus não pode ser considerado um latifúndio. Adicionalmente, a sua área não possui um tamanho exagerado, sendo inclusive menor que as áreas de outras universidades federais (por exemplo, a UFV e UFRRJ), que usam de forma competente esses espaços para programas de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento.
Reconhecemos que a ocupação da área do campus possui problemas que vão desde a falta de ocupação com atividades acadêmicas até a existência de comunidades rurais e urbanas ilegais.
No entanto, pela primeira vez a comunidade acadêmica do campus de Cruz das Almas está conquistando as condições institucionais e orçamentárias para resolver esses problemas. Atualmente, além do curso de engenharia agronômica temos também os cursos de zootecnia, engenharia florestal, engenharia de pesca, medicina veterinária, tecnologia em gestão de cooperativas, biologia, engenharia sanitária e ambiental e o bacharelado em ciências exatas. Esses cursos terão atividades que ocuparão o campus.
Os ocupantes ilegais do campus, finalmente, possuem uma esperança de solução para seus problemas e possuem importantes canais de comunicação com a Reitoria. Adicionalmente, para encaminhamento de soluções a Administração da UFRB já conta com o apoio do Ministério da Educação, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Governo do Estado da Bahia e do Governo do Município de Cruz das Almas.
Reconhecemos que as questões do território do campus de Cruz das Almas atingiram patamares alarmantes. A população de todas as comunidades aqui espalhadas chega a quase três mil pessoas.
O respeito à comunidade de posseiros, urbanos e rurais, do território do campus é o princípio basilar para o encaminhamento de soluções que resultem no justo desejo da UFRB em retomar o controle do território para que o mesmo cumpra a função social que a sociedade brasileira espera: o ensino, a pesquisa e a extensão. Inclusive, ressalte-se, a UFRB na busca por ser uma instituição plural têm realizado importantes atividades de pesquisa e extensão na área de agricultura familiar e tecnologias sociais em comunidades urbanas e rurais, particularmente em assentamentos de reforma agrária.
Seguramente a comunidade acadêmica, a comunidade de posseiros e os órgãos governamentais juntos encontrarão soluções socialmente justas para o problema em questão e que, principalmente, dêem sustentação ao projeto de consolidação da UFRB, fruto de sonhos, mobilização e luta de toda sociedade baiana e, particularmente do Recôncavo.
Portanto, não podemos permitir que esse momento histórico positivo, construído arduamente, possa ser perdido pelos atores sociais envolvidos diretamente na problemática ou por agentes externos que desconhecem os nossos problemas e fingem ignorar nossas conquistas.

Paulo Gabriel Soledade Nacif
Reitor

Na dúvida, fale conosco!