Fechar
Página inicial Notícias Mensagem do Reitor no XI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo
Fórum 20 de Novembro

Mensagem do Reitor no XI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo

20/11/17 17:52 , 20/11/17 18:13 | 804

O Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo é um marco histórico da política institucional da UFRB. É o espaço político e acadêmico de afirmação e aprofundamento de um princípio que além de fundante, é também estruturante, devendo nortear as políticas das Pró-Reitorias, dos Centros, das Áreas de Ensino, dos cursos. Para esse amadurecimento, o Fórum é anual e ocorre de forma itinerante, oportunizando um ambiente de amplo debate, reflexões, denúncias e proposições em toda a Universidade, dando a esta subsídios para o alargamento e o aprofundamento das suas políticas, das ações que desenvolve com este fim e da formação de uma consciência de igualdade, respeito e reconhecimento, combatendo as formas de manifestação do racismo e preconceitos.

O XI Fórum que ocorre este ano está discutindo a formação docente e a educação básica, com debates em torno de projetos diferenciados de escolas que têm como fundamento a cultura negra. A saúde pública e coletiva na dimensão étnica e racial; as denúncias das diversas formas de racismo e da violência sistematicamente impetrada contra o povo negro, principalmente contra a juventude negra e as mulheres; realidades que se tornaram mais agudas no grave momento em que se amplifica a opressão às minorias, com forte inserção sobre o povo negro, seus direitos e sua cultura, destacadamente a pressão às religiões de matriz africana, violando a liberdade constitucional de culto e livre pensamento.

O Fórum também é o espaço de celebração das nossas raízes e ancestralidades, da riqueza moral, ética, criativa e produtiva dos povos negros e tradicionais. De celebração de que coisa de preto é também fazer ciência. Portanto, é um momento de grande relevância para o nosso projeto de universidade, e de referências que orientam rumos e expõem os grandes desafios que temos.

Nesta oportunidade quero parabenizar as equipes organizadoras em cada Centro, as Pró-Reitorias sob a liderança da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) na condução do Fórum, a participação dos convidados e de toda a comunidade na afirmação desse espaço de transformação da universidade e da sociedade.

É com orgulho e satisfação que saúdo o XI Fórum 20 de Novembro, nesse dia dedicado à Consciência Negra, desejando a todos e todas ótimos momentos de reflexão, crítica e proposição. De prazer e luta. Nossa gestão reafirma o compromisso com essa luta e as políticas acadêmicas que dela são fruto.

Cachoeira, 20 de novembro de 2017.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia

Reitor da UFRB

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!