Fechar
Página inicial Notícias UFRB recebe alunos da Escola Joaquim Medeiros no Projeto #PartiuBiblioteca
Evento

UFRB recebe alunos da Escola Joaquim Medeiros no Projeto #PartiuBiblioteca

25/04/18 11:35 , 25/04/18 11:39 | 2104
imagem sem descrição.

Para marcar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, o Sistema de Bibliotecas (SIB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu um dia de contação de histórias para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Joaquim Medeiros. O piloto do Projeto #PartiuBiblioteca aconteceu na última terça-feira, dia 24, na Biblioteca do Campus Cruz das Almas e contou com a participação da professora convidada Regina Marques, autora da série Contos Infantis da Diáspora Afrobrasileira.

“Esse conteúdo vai incentivá-los a conhecer melhor suas matrizes e querer saber mais sobre a própria vida e seus antepassados”, disse a diretora Magda Santos, destacando que a maior parte dos alunos da escola mora em comunidade quilombola. De acordo com a professora Erilândia Bastos, uma vez que os alunos vêm dessa realidade, já existe a preocupação em trabalhar esse conteúdo em sala de aula, mas a experiência extraclasse ajuda a expandir o conhecimento. “Primeiro, porque ambiente é novo e, segundo, eles ficam extremamente curiosos com o que vai acontecer”, ressaltou.

Dia de aprendizado

Durante o dia, as crianças foram apresentadas à história de “Toguto e seu Padrinho”. “Toguto é um menino negro que aprende com seu padrinho branco que o mundo é lugar de muitas e diferentes etnias, culturas, línguas. Por sua vez, o padrinho também compreende pela reflexão do menino que a vida o colocou sob os encantos de todo esse saber sagrado que atravessa o mundo e o tempo”, explica a autora, que releva que a história foi inspirada em pessoas de sua própria família. O livro faz parte da proposta de Educação Escolar Quilombola e esse ano será publicado pela Editora da UFRB.

Regina Marques é psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Social, e conta que a ideia da coletânea de Contos Infantis da Diáspora Afrobrasileira surgiu durante os atendimentos clínicos a crianças negras e orientação aos pais que sofrem com a discriminação e o preconceito racial. “Muitas vezes, a criança é encaminhada para clínica com supostos problemas de aprendizagem, mas no diagnóstico percebemos que ela sofre bloqueio pelas mensagens veladas de rejeição”, diz Regina, que é professora do Centro de Ciências da Saúde da UFRB.

Desejo de leitura

Heloise e Lívia, alunas do 4º ano, adoraram a história de Toguto. As duas estudantes são da comunidade quilombola da Baixa da Linha e dizem que convivem diariamente com as referências do livro. Já Bruna, que também é do 4º ano, não vive em quilombo, mas aprendeu que Toguto “girou o mundo e conheceu muita gente diferente”. Além de conhecerem a história do menino e seu padrinho, as crianças visitaram o ambiente da biblioteca acompanhados pela bibliotecária Juliana Braga. O objetivo foi despertar o desejo pela leitura e o estreitamento das relações da comunidade com a UFRB.

Segundo Márcia Carneiro, responsável pela Coordenadoria de Informação e Documentação (CID), a ideia é continuar promovendo atividades culturais nas bibliotecas do Sistema, sendo que muitas escolas já se mostraram interessadas em participar. A escolha pela Escola Joaquim Medeiros nesse primeiro momento se deu pela sua proximidade com a Universidade. “A maior parte das escolas públicas não dispõe de bibliotecas e nós percebemos que só quando esses alunos ingressam no Ensino Superior vão ter o primeiro contato com esse ambiente”, acrescentou Márcia.

Confira as fotos:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!