Fechar
Página inicial Notícias Editora UFRB lança publicação digital sobre cronotipos humanos
E-BOOK

Editora UFRB lança publicação digital sobre cronotipos humanos

06/11/18 10:38 , 06/11/18 10:40 | 1891
imagem sem descrição.

Podemos nos perguntar se possuímos relógios biológicos? Os relógios das pessoas matutinas são diferentes dos relógios das pessoas vespertinas? É possível um indivíduo vespertino ajustar seu relógio e começar acordar cedo todos os dias? Ou vice-versa?

Essas questões fazem parte de estudos contemporâneos da Cronobiologia e começam a serem respondidas. É fato que uma minoria da população se encaixa nos cronotipos matutinos e vespertinos.

O professor e pesquisador Leandro Lourenção Duarte, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus Santo Antônio de Jesus, aplicou o Questionário de Cronotipo, ou Questionário de Horne e Ostberg - nome dado em homenagem aos pesquisadores que o criaram – para usuários da Internet, numa base de dados com 12.884 respondentes, das diversas regiões do Brasil.

Esses respondentes foram convidados por Duarte para participar da pesquisa em congressos, palestras, cursos de cronobiologia em várias instituições, por meio da imprensa e das mídias sociais. Cada participante respondeu 19 questões de múltipla escolha do Questionário de Cronotipo - que se referia a diferentes situações cotidianas e os indivíduos declararam sua preferência de horário na realização das atividades propostas.

“Identificamos o padrão de distribuição dos cronotipos em relação à posição geográfica, idade e gênero. Também analisamos os ritmos de atividade/repouso, temperatura, atenção e exposição à luz de voluntários estudantes submetidos a horários de estudos em concordância e discordância com o respectivo cronotipo”, informa Duarte. “Mostramos que o cronotipo é uma característica que varia segundo a latitude, longitude, idade e gênero do indivíduo, porém, quando experimentam conflitos temporais os indivíduos vespertinos não sincronizam adequadamente a horários de estudo matutinos, o que nos remete a repensar os horários de trabalho, estudo e lazer levando-se em conta esta característica temporal humana”, assinala o professor.

A idéia do título do e-book surgiu após o professor ver um grande mural com a expressão “Qual é o seu cronotipo?” na XXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental e, paralelamente, no X Simpósio Brasileiro de Cronobiologia, ambos realizados em Águas de Lindóia (SP), em 2006. O livro é parte de sua pesquisa de doutoramento pela Universidade de São Paulo (USP).

O resultado de parte dessa pesquisa é o e-book Cronotipos Humanos (Cruz das Almas/BA, UFRB, 2018). O livro de 112 páginas, em formato digital, encontra-se disponível gratuitamente para acesso, no portal da EDUFRB.

O autor

Duarte é biomédico, mestre e doutor em Fisiologia Humana (USP-SP) e professor adjunto da UFRB, Campus Santo Antônio de Jesus.

Ele ensina sobre Ciências Morfofuncionais, Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano, Metodologia Científica, Neuroanatomia e Cronobiologia aos alunos do Centro de Ciências da Saúde.

Tem pesquisado novas tecnologias para o diagnóstico e tratamento de problemas de saúde relacionados ao sono e aos ritmos biológicos e muitos outros temas na área de Cronobiologia Humana.

Trabalha em extensão com o tema Divulgação Científica.

É coordenador do grupo GENTE (Grupo de Estudos em Neurociências e Tempo) da UFRB. Já foi Gestor de Pesquisa do CCS, Vice Coordenador do Colegiado de Medicina e presidente do Núcleo Docente Estruturante de Medicina e presidente do Conselho Municipal de Cultura e Turismo de Santo Antônio de Jesus.

Publicação

A obra foi contemplada no Edital Nº 001/2018 de Publicação de Livros Eletrônicos (E-books) da EDUFRB e integra a Coleção Acadêmica.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!