Fechar
Página inicial Notícias UFRB sedia 2ª edição do Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino Superior
Evento

UFRB sedia 2ª edição do Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino Superior

07/12/18 11:27 , 07/12/18 17:39 | 2430
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é a sede da 2ª edição do Fórum Baiano de Gestão Ambiental nas Instituições de Ensino Superior (II FBGA), que teve início nesta quinta-feira, dia 06 de dezembro, e segue até hoje, 07, no auditório da Biblioteca do campus de Cruz das Almas. O objetivo é criar um espaço de debates que proporcione a troca de experiências, ideias e projetos inovadores no campo da gestão ambiental em instituições de ensino superior no estado da Bahia. Participam representantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), além de autoridades municipais e estaduais.

Na abertura, as alunas da Escola Francisco José Barbosa, localizada na comunidade do Tuá em Cruz das Almas, apresentaram uma paródia relacionada ao tema da preservação e uso sustentável da água. Em seguida, foi composta a mesa oficial do evento com a presença do reitor da UFRB, Silvio Soglia; da vice-reitora, Georgina Gonçalves; do pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas; do diretor de Políticas de Biodiversidade e Florestas, Murilo Figueiredo, representando a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema); do secretário municipal do Meio Ambiente de Cruz das Almas, Pedro Melo; do coordenador de Infraestrutura e Meio Ambiente da UFRB (Cimam), Carlos André Daniel, e do coordenador de Meio Ambiente da UFBA e coordenador executivo do FBGA, José Antônio Lobo.

Lobo agradeceu a equipe organizadora do evento na UFRB e destacou que ainda é um grande desafio conseguir mobilizar todas as instituições de ensino superior da Bahia. “A UFRB abre as suas portas e da melhor maneira possível acolhe esse evento, que ainda é jovem, mas uma oportunidade ímpar de dar continuidade aos debates que envolvem a gestão ambiental nestas instituições”, disse o coordenador, cuja equipe foi responsável pela primeira edição do evento realizada na UFBA. O coordenador da Cimam da UFRB, Carlos André Daniel, deu as boas vindas aos participantes do II FBGA e ressaltou a importância de se criar uma rede entre as instituições para promover práticas de gestão de forma integrada.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Pedro Melo, parabenizou as universidades pela iniciativa, mas alertou para o tamanho do desafio: “a gestão ambiental é muito difícil de ser realizada, são muitos os desafios e interesses por trás”, disse. O diretor da Sema, Murilo Figueiredo, afirmou que a secretaria tem procurado construir uma agenda junto às instituições de ensino superior da Bahia, a exemplo da UFRB, que firmou parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para a implantação do Centro de Referência em Restauração Florestal do bioma Mata Atlântica e do Centro de Triagem de Animais Silvestres, e para os estudos e pesquisas sobre a contaminação por chumbo em Santo Amaro.

O reitor Silvio Sogila encerrou as falas instituições destacando a importância do trabalho em rede para o estabelecimento de parcerias e experiências bem sucedidas. “Uma das prioridades da UFRB é estabelecer a relação com a sociedade, nos diversos níveis da educação básica e superior e com os poderes públicos municipal e estadual”, disse. Soglia citou como ações instituições as campanhas para uso sustentável da água e da energia, as ações de educação ambiental e as parcerias para coleta de resíduos sólidos, mas defendeu que o apoio e a disposição da comunidade acadêmica são fundamentais para a geração dos resultados positivos desse estímulo.

Programação – A conferência de abertura do II FBGA teve como tema “O Papel da IES no Uso Sustentável da Água”, proferida pela professora Anaxsandra Duarte, da UFRB. A programação contou ainda com palestras e apresentações das iniciativas de gestão ambiental das instituições de ensino superior da Bahia, com participação da UFRB, UFOB e UFBA. Nesta sexta-feira, acontecem as apresentações de trabalhos acadêmicos em formato de banners e a plenária final, com a apresentação da carta de fundação do Fórum e dos seus princípios.

O evento foi transmitido ao vivo pela UFRB TV e está disponível online na íntegra:

Confira as fotos:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!