Fechar
Página inicial Notícias UFRB estabelece parceria com Empresas Juniores para executar projetos nos campi
Parceria

UFRB estabelece parceria com Empresas Juniores para executar projetos nos campi

Estudantes aplicam conhecimentos adquiridos ao longo do curso em projetos desenvolvidos na própria Universidade. A consultoria já rendeu parcerias para serviços nos campi de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.
22/05/19 08:27 , 22/05/19 08:28 | 2187
Engenhe Jr trabalha no desenvolvimento de dois projetos para a UFRB.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) firmou parceria com as empresas juniores dos cursos ofertados pelo seu Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) para a realização de projetos que serão executados nos campi de Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. O objetivo é estimular os estudantes a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, oportunizando mais uma experiência que os capacite para o exercício profissional.

A Engenhe Jr, empresa júnior que engloba os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, da Computação e Bacharelado em Ciências Exatas, está responsável pela realização de dois projetos na UFRB. Trata-se do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) do sistema de climatização do CETEC, no campus de Cruz das Almas, e do Projeto de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para o Pavilhão de Laboratórios do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Santo Antônio de Jesus.

“Esses serviços irão envolver o núcleo de Mecânica e Civil, promovendo a multidisciplinaridade que é o propósito da empresa. Em contrapartida, a UFRB disponibilizará equipamentos que auxiliarão o desenvolvimento das atividades e projetos da Engenhe Jr”, explica Marcelle Bitencourt, gerente de projetos de Engenharia Mecânica da empresa júnior. Os projetos estão na fase desenvolvimento e serão executados após aprovação da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

De acordo com a estudante, essa parceria tem a proposta de ajudar a consolidar uma universidade empreendedora, que desenvolve pessoas e profissionais para o mercado de trabalho, além de colocar a Engenhe Jr mais próxima de seu objetivo de ser referência na engenharia do Recôncavo em performance, evidenciando qualidade e confiança nos serviços prestados. “O reconhecimento da UFRB dá credibilidade ao nosso trabalho, abrindo portas para o movimento empresa júnior”, acredita Marcelle.

“Estudantes que fazem parte de qualquer empresa júnior têm uma oportunidade enriquecedora de conhecer um pouco do ambiente profissional que as organizações oferecem, desenvolvendo atividades práticas”, diz Tarcio Souza, diretor presidente da EMec Jr, empresa júnior do curso de Engenharia Mecânica da UFRB. A EMec Jr está responsável pelo Projeto de Climatização do Prédio da Biblioteca do campus de Cruz das Almas, que já foi entregue a PROPLAN e está em fase de avaliação.

Integrantes da EMec Jr entregam à PROPLAN plano de climatização da Biblioteca de Cruz das Almas.

Parcerias consolidadas - Segundo Tarcio, a ideia é que a EMec Jr possa colaborar também com um plano de manutenção para os aparelhos de ar condicionado da Biblioteca, observando a qualidade do ar interior dos ambientes e a funcionalidade desses aparelhos. Ele explica que a parceria com a UFRB existe desde a fundação da empresa júnior, no ano de 2017, uma vez que o foco é a capacitação e o desenvolvimento de seus membros. Mais recentemente, esse vínculo tem se estreitado a partir da execução do projeto.

Também a ConstruREC Jr, empresa júnior do Curso de Engenharia Civil, já colabora com a UFRB desde a sua fundação em 2016. Recentemente, a empresa é responsável pelo projeto de reforma do Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). O serviço inclui o Projeto Elétrico e Luminotécnico, Projeto Estrutural, Projeto Hidrossanitário, Orçamento e Quantitativo. “Nosso intuito é contribuir com a nossa Universidade, suprindo serviços na área de engenharia”, diz Emily Rocha, integrante da empresa.

O pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas, explica que a ideia das consultorias surgiu diante da necessidade de realizar projetos que forneçam ambientes seguros e saudáveis para toda a comunidade acadêmica, beneficiando ambos os lados da parceria. “A Universidade sai ganhando porque pode contar com serviços de qualidade e promover o desenvolvimento de seus estudantes; enquanto as empresas juniores recebem apoio estrutural e acadêmico a partir de seus orientadores, e seus membros acumulam vivências que levarão para a vida profissional”, afirma.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!