Ir para o conteúdo
GovBR
Fechar

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

deneme bonusu veren siteler

replica rolex

Página inicial Notícias UFRB é bem avaliada no processo de recredenciamento do ensino à distância
ENSINO

UFRB é bem avaliada no processo de recredenciamento do ensino à distância

24/10/22 09:04 , 24/10/22 09:08 | 1540
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi bem avaliada, com nota 4 (numa escala de 1 a 5), no processo avaliativo de recredenciamento de seus cursos de graduação, na modalidade ensino a distância (EaD), em processo conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). 

O recredenciamento institucional da UFRB é a renovação do processo de credenciamento pelo qual o MEC permite a oferta de cursos de graduação nos polos já existentes na Bahia e em qualquer Estado do país. O ensino à distância da UFRB é composto por 97,6% de professores com qualificação de mestres e doutores.  

Atualmente, a UFRB oferta três cursos de graduação na modalidade a distância: Licenciatura em Matemática, Licenciatura Interdisciplinar em Artes e Licenciatura em Música Popular Brasileira. No âmbito da pós-graduação seis cursos já foram ofertados na modalidade a distância: Educação e Tecnologias Digitais, Ensino de Ciências, Tecnologia e Educação Aberta e Digital, Gestão em Saúde, Mineração e Meio Ambiente, Inclusão e Diversidade na Educação. 

A comissão de avaliadores do MEC, composta pelos professores e profissionais Diego Antonio França de Freitas, Maria Terezinha Bellanda Galuch e Alexsander Silva Moreira analisaram o ensino à distância da UFRB tomando por base cinco eixos centrais do processo avaliativo: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão; e Infraestrutura.  

A UFRB recebeu a visita dos avaliadores no período de 21 a 23 de setembro passado. No primeiro dia de visita, foi realizada reunião com a equipe gestora da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e da Superintendência de Regulação e Avaliação Institucional (SURAI); e realizada a visita às instalações físicas. No segundo dia, foram realizadas reuniões com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), como o corpo técnico-administrativo, com docentes e tutores, com a equipe multidisciplinar e de Tecnologia da Informação.  

Segundo Delma Ferreira de Oliveira, da SURAI, “gostaria de destacar nossa satisfação com o resultado obtido e por meio do relatório disponibilizado pela comissão estaremos qualificando nossa instituição com vistas a atingirmos o conceito máximo no próximo processo avaliativo”. 

O reitor Fábio Josué parabenizou a equipe da SEAD, órgão responsável pelo fomento das políticas de educação a distância no âmbito da UFRB, juntamente com a PROGRAD e a PPGCI, e destacou a contribuição da SURAI, juntamente com a SEAD, durante o processo de recredenciamento realizado pelo INEP. 

Para o reitor Fábio Josué, “essa conquista consolida a posição da EaD na UFRB, reforçando a nossa relevância social para o desenvolvimento territorial no estado da Bahia, ampliando nosso raio de atuação para além dos territórios de identidade onde originalmente atuamos (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Portal do Sertão), contribuindo com a ampliação da oferta de cursos superiores”. 

Para a pró-reitora de Graduação, Karina Cordeiro, o recredenciamento da UFRB em EaD significa a renovação do ato administrativo de credenciamento. “Desse modo, a partir da divulgação de nossa nota temos a segurança que a UFRB continuará apresentando propostas de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD por um período de 8 anos”.  

“Recebemos com alegria e entusiasmo esse recredenciamento, o que reafirma o compromisso da UFRB em ser uma universidade de excelência, pública, gratuita e inclusiva”, destaca Karina Cordeiro. 

23 polos na Bahia 

Segundo a superintendente da SEAD, Kátia Silene Rocha, a UFRB irá ofertar novamente, em 2023, os cursos de pós-graduação de Ensino de Ciências, Tecnologia e Educação Aberta e Digital; e Mineração e Meio Ambiente. 

Com os três cursos de licenciatura e previstas três pós-graduações, a UFRB tem um alcance de vinte e três polos de Educação à Distância em várias cidades do interior baiano: Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Brumado, Capim Grosso, Campo Formoso, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Juazeiro, Macaúbas, Remanso, Rio Real, Sapeaçu, Seabra, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. 

Histórico 

O EaD da UFRB desenvolve e amplia as formas de comunicação a distância, com o uso de ecossistemas digitais de aprendizagem híbridos, diversificados, através de dispositivos interativos de webconferência, dispositivos móveis, ambientes educativos digitais, videoaulas, simpósios, seminários, entre outros, estabelecendo-se, inclusive, cooperação técnica, por meio de convênios e parcerias com outras instituições de ensino superior, nacionais ou internacionais, visando ao desenvolvimento e à oferta de atividades na modalidade a distância. 

A UFRB obteve o seu credenciamento ao Ministério da Educação, através da Portaria nº 865, de 12 de setembro de 2013, para oferta de cursos superiores na modalidade a distância e instalação de um polo de apoio presencial, atual polo de educação a distância, através da Portaria normativa nº 11, de 20 de junho de 2017, no campus de Cruz das Almas. Isso resultou na criação da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), através da Portaria nº 1015, de 28 de novembro de 2013.  

No mesmo ano, a UFRB participou do Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC), do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que posteriormente foi transformado em Curso Online Aberto e Massivo (MOOCS).  

A Política institucional para a modalidade a distância está articulada com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), à medida que busca desenvolver cursos de graduação e de pós-graduação que garantam o desenvolvimento e a democratização do ensino.  

A sua efetivação orienta-se pela Portaria n.º 218, de 24 de setembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 26 de setembro de 2018 e pela Portaria n.º 232, de 9 de outubro de 2019.

Na dúvida, fale conosco!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.