Fechar
Página inicial Notícias Ex-reitor da UFRB integra equipe de transição do Governo Federal

Ex-reitor da UFRB integra equipe de transição do Governo Federal

18/11/22 16:14 , 18/11/22 16:14 | 873
imagem sem descrição.

O professor Paulo Gabriel Soledade Nacif, ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi nomeado pelo gabinete de transição da Presidência da República para o grupo de trabalho na área de Educação. O anúncio oficial aconteceu no último dia 14/11, feito pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin.

Durante o período de transição, o grupo de trabalho que Paulo Gabriel integra, e que tem entre as lideranças os ex-ministros Fernando Haddad e Henrique Paim, terá o papel de apresentar diretrizes e prioridades para a pasta da Educação. O ex-reitor disse que recebeu a notícia de sua indicação com "extremo senso de responsabilidade e honra".

"Uma indicação como essa sempre tem uma dimensão técnica e uma dimensão política. Então, evidente, que minha indicação vem por uma avaliação de que posso contribuir para contruirmos no campo da educação uma transição que facilite a chegada dos novos gestores, apresentando-os a situação em que a educação brasileira se encontra", ressaltou.

Na dimensão política, Paulo Gabriel lembra que tem um vínculo forte com os projetos do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula e que fica muito lisonjeado em saber que o governador Jerônimo, usando sua liderança, o indicou para integrar esse grupo de trabalho.

Trajetória

Paulo Gabriel é o atual presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia. Entre os cargos de gestão pública que ocupou, destacam-se o de reitor da UFRB (2006/2015); o de secretário de Alfabetização, Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI), do Ministério da Educação (2015/2016); e o de secretário de Educação do município de Lauro de Freitas (2017/2019). O professor ocupou também os cargos de Assessor da Reitoria da UFSB (2016), Diretor da Escola de Agronomia da UFBA (2003-2006), Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itabuna (1993/1995); e Gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC (1992/1993).

Paulo Gabriel é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (1988) e possui os títulos de mestrado e doutorado em Solos pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Foi professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, é professor Titular da UFRB, participa do Observatório Nacional de Inclusão e Diversidade na Educação (DIVERSIFICA) e desenvolve estudos nas áreas de “Inclusão e Diversidade na Educação” e Meio Ambiente.

Mais sobre a carreira em http://lattes.cnpq.br/8537690856693034

Na dúvida, fale conosco!