Fechar
Página inicial Notícias PROEXT/UFRB e FUNCEB/SECULT-BA realizam capacitação em Cachoeira

PROEXT/UFRB e FUNCEB/SECULT-BA realizam capacitação em Cachoeira

07/11/08 17:21 , 13/01/16 15:34 | 2273
O público inscrito representa 13 municípios e conta com a participação de 12 gestores públicos
, representantes de movimentos sociais e agentes particulares, totalizando 26 pessoas. Estão presentes 04 alunos da UFRB. São120 horas de teoria e orientação prática na elaboração e gestão de projetos culturais.

Com a produção de Silvana Hart, o curso de extensão foi divulgado por diversos meios de comunicação para todas as cidades do Território do Recôncavo, com visitas às Secretarias de Cultura.

O curso, organizado pela Coordenadoria de Cultura e Educação da PROEXT/UFRB , em parceria com a Fundação Cultural e a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, prevê a formação e qualificação de Gestores e Agentes Culturais do Território do Recôncavo. Realizado em quatro módulos didáticos, está sediado em Cachoeira, no prédio da Câmara Municipal. O primeiro módulo ocorreu nos dia 21 a 25 de outubro e contou com a participação dos professores nas temáticas: Val Rocha e Eduardo Oliveira (PROEXT/CFP/UFRB) “Cultura e Identidade”; Walter Fraga (UFRB) “Aspectos Históricos e Culturais do Recôncavo e da Bahia”; Cristina Santos (CAHL/UFRB) Gestão e Preservação do Patrimônio Histórico; Luiz Nova (CAHL/UFRB) Políticas Culturais e Território de Identidade”. Na avaliação dos cursistas, a iniciativa está sendo fundamental para a organização político-social do território e para o fortalecimento do campo da cultura no interior baiano.

O segundo módulo aconteceu de 05 a 08 de novembro. Nesse módulo houve a participação da professora (FJA) e produtora cultural Verônica Aquino falando sobre Legislação e Gestão de Empreendimentos Culturais, e o Professor Danillo Barata (CAHL/UFRB) falando sobre Produção Cultural.

A iniciativa da SECULT/FUNCEB em convidar as Universidades Públicas para essa ação formativa é parte da estratégia de interiorização da Cultura no Estado e do fortalecimento dos Territórios de Identidade no âmbito do desenvolvimento econômico, social e cultural. Portanto a ação vislumbra também o estímulo à formação de redes, de ações e organismos coletivos que instituam uma nova forma de gestar a cultura, o patrimônio material e imaterial dos povos do Recôncavo e demais Territórios.

Para a PROEXT e a UFRB, a ação tem possibilitado maior diálogo e reconhecimento regional, troca de experiência e reconhecimento dos povos, das manifestações culturais, história e riquezas patrimoniais do Recôncavo.

Na dúvida, fale conosco!