Aviso

JFolder: :files: caminho não é um diretório. Caminho: [ROOT]/images/noticias/programadecompensacaoped

Observação

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder:
Página inicial Notícias Estudantes de Engenharia Florestal em capacitação externa

Estudantes de Engenharia Florestal em capacitação externa

17/02/09 12:34 , 13/01/16 15:34 | 4777
A capacitação externa começou em 09 de fevereiro e segue até 06 de março e faz parte do Programa de Complementação Pedagógica para a Primeira Turma de Formandos em Engenharia Florestal do CCAAB. Os alunos da UFRB vão participar de atividades na UFV-MG, na Ferbasa-BA e ReBio Uatumã-AM.

O Programa surgiu de um compromisso da Reitoria em suprir as deficiências na formação dos alunos da UFRB nesta fase inicial de implantação da Universidade e conta com o financiamento da PROAD, PROGRAD e PROPAAE, apoio do CCAAB, PROEXT.

O Programa está em desenvolvimento desde o último semestre. As atividades já realizadas foram o curso “Patologia Florestal: Doenças Bióticas e Abióticas em Essências Florestais”; visita técnica à Aracruz Florestal, em Teixeira de Freitas- Ba; curso de “Vegetação Brasileira”; as visitas técnicas à Serra da Jibóia e Reserva Ecológica do Peninha; o curso de Técnicas em Anatomia da Madeira; a palestra intitulada “Uso Múltiplo da Madeira” e aula prática na Dendrologia na Universidade Federal de Viçosa; visita técnica à Indústria de Celulose Nipo-Brasileira – Cenibra, em Belo Oriente, MG; o Curso de Química da Madeira e o I Ciclo de Capacitação em Tecnologia da Madeira para os alunos na UFRB na UFV.

O Ciclo de capacitação incluiu cursos de Preservação da Madeira, Processamento Mecânico da Madeira, Energia da Madeira e Painéis de Madeira, visando suprir a deficiência atual da UFRB quanto à realização de aulas práticas na área de tecnologia da madeira.

O Programa de Complementação é coordenado pela Professora Claudia Marcia Gomes e conta com a parceria da UFV (Universidade Federal de Viçosa), a ARACRUZ Celulose, a FERBASA (Companhia de Ferros Liga da Bahia), CENIBRA (Celulose Nipo Brasileira), Reserva Biológica UATUMÃ e do GAMBA (Grupo Ambientalista da Bahia). A coordenadora não tem dúvidas que o sucesso da empreitada se deve muito a colaboração dos parceiros. A UFRB agradece à todos pela colaboração:

- A prof. Alessandra Nasser Caiafa, UFRB e a estudante da Pós-graduação Maria Ferreira, UFV por terem ministrado cursos.

- A UFV, especialmente ao Chefe do Departamento de Engenharia Florestal, Professor Guido Assunção Ribeiro, aos coordenadores das atividades na UFV, Prof. Benedito Rocha Vital e Angélica Cássia, às Profas. Ana Márcia Macedo Ladeira Carvalho e Adriana de Fátima G. Gouvêa, pela organização e aos Ministrantes dos cursos e palestras: Profes. Claudia Marcia Gomes-UFRB, José de Castro Silva, Antônio Lelis Pinheiro, Benedito Rocha Vital, Angélica de Cássia Oliveira; Estudantes de Pós-graduação José Maurício Lino, Valéria Juste Gomes, Fernando José Borges Gomes, Wescley Viana Evangelista, Carla Priscilla Távora Cabral, Solange de Oliveira Araújo, Débora Soratto, Vanessa Cabral Costa de Barros, Juliana Jerásio Bianche, Rodrigues, Flávia Alves Pereira; Estudantes de Graduação Raul Santos e Sálvio Teixeiras; Técnicos Joel Stanciola e José Aristeu da Silva.

- A Cenibra, especialmente ao Eng. Florestal Antônio Marcos Rosado.

- A Aracruz, especialmente ao Eng. Florestal Reginaldo Maffia.

- A Ferbasa, especialmente ao Eng. Florestal João Luiz e ao Diretor Florestal Dr. José dos Santos Viana.

- Ao GAMBÁ, especialmente a Elbano Paschoal (Membro do Conselho Diretor) e Maria Theresa Sopena Stradmann (coordenadora da Reserva Jequitibá).

{gallery}noticias/programadecompensacaoped{/gallery}

Na dúvida, fale conosco!