Guia de cadastro de serviços nos sites institucionais

1. O que é um serviço?

2. Checklist - quais são os serviços que devem ser cadastrados e os que não devem ser cadastrados

3. Como melhorar o texto do seu serviço (linguagem simples)

4. Planejando seu texto

5. Escrevendo o seu texto

6. Revisando o seu texto

Instruções de preenchimento do formulário de cadastro de serviços

Nome do Serviço

O nome do serviço deve sempre indicar uma ação. Assim, inicie o nome do serviço com um verbo adequado para a ação docidadão. Há certa flexibilidade para escolher o verbo adequado, mas algumas sugestões podem ajudar:

- Utilize o verbo SOLICITAR quando o cidadão pedir um documento ou serviço que exija análise do órgão antes que seja atendido;

- Utilize o verbo EMITIR quando o cidadão pedir um documento ou serviço que seja entregue sem necessidade de análise ou trâmite interno no órgão.

Exemplo:

- Solicitação de Seguro-Desemprego (errado)

- Solicitar Seguro-Desemprego (correto)

Quem pode utilizar este serviço?

Marque o tipo de público interessado no serviço:

- Estudantes;

- Professores;

- Técnicos-Administrativos;

- Qualquer Pessoa (sociedade em geral, inclusive público interno).

O que é?

Neste campo, descreva o serviço atendendo às seguintes orientações:

- Escrever, preferencialmente, frases curtas e em ordem direta.

- Escrever, preferencialmente, apenas 1 parágrafo, com o máximo de objetividade e clareza.

- Utilizar palavras simples e usuais, evitando, ao máximo, termos técnicos e jargões (jurídico, financeiro etc.).

- Se houver sigla, escrevê-la por extenso.

Etapas para a realização deste serviço

O objetivo deste campo é guiar o cidadão, de modo claro e objetivo, para que ele obtenha o serviço com facilidade. O texto deve ser estruturado como um “passo a passo”. Para isso, siga as instruções gerais a seguir.

- Numere as etapas;

- Utilize verbos no infinitivo (clicar, escolher, visualizar, gerar);

- Construa cada uma das etapas seguindo uma sequência de “o que fazer” e “como fazer”, de acordo com a instrução: Numeração da etapa >  O que fazer  >  Como fazer.

Exemplo:

1 - Acessar o sistema XXX Online a partir do link: YYY

Quanto tempo leva?

Informe o prazo para conclusão do serviço (recebimento do produto pelo cidadão).

Qual o link para o serviço online?

Caso o serviços seja digital, insira o link para o sistema ou formulário de solicitação.