Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Conteúdo Digital

(DESTAQUE)

MECANISMO ONLINE PARA REFERÊNCIAS - http://novo.more.ufsc.br/inicio

Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - https://www2.ufrb.edu.br/ead/

Editora Fi! - Editora brasileira de acesso aberto voltada à publicação de textos acadêmicos de excelência - https://www.editorafi.org/ 

Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - EDUFRB - https://www.ufrb.edu.br/editora/  

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (MEC) - https://avamec.mec.gov.br

Base de Dados da Pesquisa Agropecuária - BDPA: https://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/

Repositório Institucional UNESP - https://repositorio.unesp.br/

Pantheon - Repositório Institucional da UFRJ - https://pantheon.ufrj.br/

Livro Gratuito - "Noções de Oceanografia" publicado pela USP. - https://www.io.usp.br/index.php/oceanos/livros.html

Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar – PPG-Marhttps://cienciasdomarbrasil.furg.br/documentos/livros

Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) - https://www.marinha.mil.br/secirm/publicacoes

Editora Cientifica Digital - https://www.editoracientifica.org/books/list

Livro Gratuitos Edtora Atena - https://www.atenaeditora.com.br/

Site Oficial do Programa de Geologia e Geofísica Marinha - http://www.pggmbrasil.org/

 

RELAÇÃO DE LINKS

RELAÇÃO DE E-BOOKs GRATUITOS DISPONIBILIZADOS POR EDITORAS ACADÊMICAS - Clique aqui par acessar

 

BIBLIOTECAS DIGITAIS E VIRTUAIS DE ACESSO LIVRE

1 – EMBRAPA – Repositório Alicehttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/

2 – EMBRAPA – Infoteca-ehttps://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/

3 – EMBRAPA – Sabiiahttps://www.sabiia.cnptia.embrapa.br/

A Embrapa lançou oficialmente no dia 27/04/11 seu conjunto de serviços de informação de acesso aberto. Mantido pelo Sistema Embrapa de Bibliotecas, que é coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, e pelo Laboratório de Software Livre, que faz parte da Embrapa Informática Agropecuária, o Repositório Alice (Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa), a Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) e o Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura) constituem os principais resultados do projeto “Acesso Aberto na Embrapa”, financiado pela própria instituição de pesquisa.

4 – Biblioteca Digital Brasileira de Computação (BDBCOMP) - http://www.lbd.dcc.ufmg.br/bdbcomp/

A Biblioteca Digital Brasileira de Computação (BDBComp) disponibiliza e permite o acesso aos artigos publicados nos eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A BDBComp, atualmente gerenciada pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG, tem por finalidade prestar serviços de informações à comunidade da área de Informática e Computação apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Fonte: SBC.

5 – Biblioteca Digital do Patrimônio Iberoamericanohttp://www.iberoamericadigital.net/es/Inicio/

6 – Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP

Biblioteca Digital constituída de livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias, do século XV a XX, obras antigas, obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres e documentação histórica da própria Universidade.

7 – Biblioteca Digital FGV Biblioteca Digital FGV

A Biblioteca Digital FGV tem o objetivo de preservar e promover a visibilidade da produção científica nacional e internacional da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do acervo digital do Sistema de Bibliotecas FGV (SB-FGV). Disponibiliza acesso aos repositórios digitais de periódicos científicos da FGV, repositórios digitais de teses, dissertações, papers e e-books da FGV, bases de dados, coleções de e-books e periódicos científicos nacionais e internacionais. Cobre todas as áreas do conhecimento. Fonte: FGV.

8 – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm-ext/1

Disponibiliza diferentes tipos de materiais de acesso livre que tratam sobre temas variados da história do Brasil, livros de literatura, mapas, iconografias e uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX.

9 – Biblioteca Digital Mundial - https://www.wdl.org/pt/

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. Disponibiliza diários, filmes, imagens e fotografias, mapas, jornais, livros, manuscritos e registros fonográficos em diferentes idiomas. Contempla tópicos como ciência da computação, informação e obras em gerais, filosofia, psicologia, religião, ciências sociais, idiomas, ciências naturais e matemática, tecnologia, arte, belas artes e artes decorativas, literatura e retórica, história e geografia.

10 – Biblioteca Digital Paulo Freire

Disponibiliza as obras de Paulo Freire voltada principalmente para as áreas de Filosofia e Pedagogia.

11 – Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Reúne teses e dissertações defendidas em todo o País e por brasileiros no exterior.

12 – Biblioteca Nacional Digital Brasil (BNDIGITAL)

A BNDigital, da Fundação Biblioteca Nacional, tem como objetivos principais preservar a memória cultural brasileira e proporcionar o amplo acesso às informações do seu acervo. O acervo digital da BN é composto por documentos como hemeroteca, cartografia, iconografia, manuscritos, música e arquivos sonoros, obras gerais, obras raras, publicações seriadas, obras de referências e coleções especiais.

13 – Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica

A Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica é resultado de uma ação conjunta entre a FINEP e o Programa IBICT/CNPq. Reúne sites brasileiros e estrangeiros contendo conteúdos relevantes sobre informação tecnológica.

14 – Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)

A Biblioteca Virtual em Saúde reúne e disponibiliza fontes de informação científica na área da Saúde. As principais fontes de informação e bases bibliográficas ou referenciais integrantes da Rede BVS são: MEDLINE, LILACS, Cochrane, SciELO, DirEve, DeCS,, LIS, Catálogo Coletivo SeCs, Repositório de Estratégias de busca na BVS e Revistas em Ciências da Saúde.

15 – Bibliotecas Virtuais Temáticas – Prossiga

Reúne e organiza bibliotecas digitais que tratam sobre artes cênicas, estudos culturais, inovação tecnológica, literatura, matemática, mulher, saúde mental e saúde reprodutiva.

16 – Library of Congress

A biblioteca da Library of Congress nos Estados Unidos oferece acesso online a uma vasta coleção digital, em variados assuntos e diferentes idiomas e formatos. Disponibiliza acesso a livros, fotografias, vídeos, mapas, manuscritos, gravações de audio, obras raras, jornais, música, entre outros.

17 – Literatura Digital

Literatura Digital é uma das poucas bibliotecas digitais no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internet. Além da consulta às obras digitalizadas, é possível acessar um catálogo com dados bibliográficos dos autores brasileiros e portugueses; documentos do acervo pessoal de alguns autores do Estado de Santa Catarina. A biblioteca oferece uma rica fonte de pesquisa sobre história literária, sendo possível realizar pesquisas a respeito dos autores, das obras publicadas, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.

18 – Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD)

A Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) é uma organização internacional dedicada a promover, preservar e divulgar as teses e dissertações eletrônicas de várias instituições do mundo todo.

19 – Projecto Adamastor

Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita e em formato EPUB, sem qualquer tipo de restrição.

20 – SciELO

Biblioteca eletrônica que disponibiliza uma coleção selecionada de periódicos científicos. A SciELO é resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde.

21 - Biblioteca Digital IEEE Xplore

22 - ERIC - Education Resources Information Center (Centro de Informações sobre Recursos Educacionais) https://eric.ed.gov/

É uma biblioteca digital on-line de informações e pesquisas em educação. Foi pensada para fornecer conteúdo de alta relevância a professores, pesquisadores, administradores, bibliotecários, pais, comunidade escolar e a todos interessados em conhecer e obter acesso à informação sobre educação.

23 - Microsoft Academic 

 O Microsoft Academic é um mecanismo de pesquisa público gratuito para publicações e literatura acadêmica, desenvolvido pela Microsoft Research. A ferramenta apresenta uma estrutura de dados e mecanismo de pesquisa totalmente novos usando tecnologias de pesquisa semântica. Atualmente indexa mais de 220 milhões de publicações, 88 milhões das quais são artigos de periódicos. A API de conhecimento acadêmico oferece recuperação de informações do banco de dados subjacente usando terminais REST para fins de pesquisa avançada.

24 - Open Library 

Open Library é um projeto online com o objetivo de criar "uma página da web para cada livro já publicado". Criado por Aaron Swartz , Brewster Kahle ,  Alexis Rossi,  Anand Chitipothu,  e Rebecca Malamud, é um projeto do Internet Archive , uma organização sem fins lucrativos . Fornece cópias digitais online em vários formatos, criadas a partir de imagens de muitos domínios públicos, livros esgotados e impressos.

25- Project Gutenberg

O Project Gutenberg  é um esforço voluntário para digitalizar e arquivar obras culturais , bem como para "encorajar a criação e distribuição de eBooks . Fundada em 1971 pelo escritor americano Michael S. Hart é a biblioteca digital mais antiga .  A maioria dos itens em sua coleção são os textos completos de livros no domínio público . O Projeto tenta torná-los o mais gratuitos possível, em formatos abertos e duradouros que podem ser usados em quase todos os computadores. Em 20 de maio de 2020, O Project Gutenberg atingiu 62.108 itens em sua coleção de eBooks gratuitos.

 26- World Digital Library (Biblioteca Digital Mundial)

 A World Digital Library (WDL) (Biblioteca Digital Mundial em português) é uma biblioteca digital projetada pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pela UNESCO em parceria com mais 31 outras instituições de vários países. O objetivo é dispor em meio eletrônico pela Internet conteúdo das mais variadas mídias, inicialmente nos idiomas árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo. A biblioteca disponibiliza tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, em diversas formas. Dentre elas manuscritos, filmes gravuras, fotografias, livros raros, desenhos arquitetônicos, etc. Podem ser facilmente pesquisados por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte, ou podem ser localizados por uma pesquisa aberta, em vários idiomas. 

27- Site Oficial do Programa de Geologia e Geofísica Marinha - http://www.pggmbrasil.org/

O PGGM foi oficialmente fundado em 1969 e, atualmente, integra uma rede de pesquisadores que engloba 28 instituições acadêmicas e científicas brasileiras, desde o Rio Grande do Sul até o Amapá. Ao longo dos últimos 53 anos o PGGM vem contribuindo ativamente na elaboração e execução de políticas públicas, para ampliar o conhecimento da margem continental brasileira e do Atlântico Sul, em seus vários aspectos: científicos, acadêmicos, estratégicos, de soberania nacional, de gestão ambiental, de divulgação e de formação de recursos humanos. A atual gestão do PGGM (Biênio 2022-2023) é composta pelo Prof. Dr. Alex Cardoso Bastos (UFES - Cordenador) e pelo Prof. Dr. Marcelo Sperle Dias (UERJ - Vice-coordenador).

 

LIVROS ELETRÔNICOS

1 – DOAB – Directory of Open Access Books

DOAB é um serviço da Fundação OAPEN, uma iniciativa internacional dedicada à publicação de livros de acesso aberto, com base na Biblioteca Nacional de Haia. Editores acadêmicos são convidados a fornecer metadados dos livros em acesso aberto e com padrões acadêmicos, garantindo assim, a disseminação e a visibilidade de livros que podem ser consultados livremente.

2 – Domínio Público

Oferece acesso gratuito a obras literárias, artísticas e científicas que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal., na forma de textos, sons, imagens e vídeos, que já estão em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.

3 – eBooksBrasil

Disponibiliza livros eletrônicos em texto completo com cobertura em literatura geral, literatura brasileira e estrangeira, legislação brasileira, além de revistas e jornais.

4 – Google Books

Disponibiliza livros eletrônicos em todas as áreas do conhecimento e diferentes idiomas. A visualização das publicações no Google Books pode ser completa ou parcial.

5 – Portal do Livro Aberto em CT&I

Com objetivo de reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais em ciência, tecnologia e inovação, o Portal do Livro Aberto em CT&I disponibiliza o acesso a textos completos nos seguintes temas: Tecnologias da Informação e Comunicação, Fármacos e Complexo Industrial da Saúde, Petróleo e Gás, Complexo Industrial da Defesa, Aeroespacial, Nuclear, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energia Renovável, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Oceanos e Zonas Costeiras, Popularização da C,T&I, Melhoria e Ensino de Ciências, Inclusão Produtiva e Social, Tecnologias para Cidades Sustentáveis, e Ciência da Informação. Fonte: IBICT.

6 – Project Gutenberg

Fundada por Michael Hart, em 1971, disponibiliza coleções de livros eletrônicos de domínio público, sendo a maioria em inglês. Incluem na coleção: obras de literatura da cultura ocidental, romances, poesia, contos e drama, livros de culinária, livros de música, tecnologia, religião, psicologia, filosofia, periódicos, obras de referência, entre outros.

7 – SciELO Livros

Integrante do programa Scientific Eletronic Library Online SciELO Brasil – resultado de um projeto financiado pela FAPESP em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), o portal visa à publicação de coleções de livros de caráter científicos editados, prioritariamente, por instituições acadêmicas. Fonte SciELO.

8 – Open Library

A Open Library disponibiliza milhões de registros bibliográficos para leitura. É resultado de um projeto da organização sem fins lucrativos Internet Archive, e possui uma interface wiki com software de código aberto.

9 – FLORA BRASILIENSIShttp://florabrasiliensis.cria.org.br/  

Flora brasiliensis foi produzida entre 1840 e 1906 pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países. Contém tratamentos taxonômicos de 22.767 espécies, a maioria de angiospermas brasileiras, reunidos em 15 volumes, divididos em 40 partes, com um total de 10.367 páginas.

10 – Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - EDUFRB: https://www.ufrb.edu.br/editora/ 

A EDUFRB prioriza e busca fundamentar o debate sobre o desenvolvimento da sociedade e das culturas e colocar ao alcance dos leitores obras fundamentais. As linhas editoriais da EDUFRB contemplam todas as áreas do conhecimento agrupadas estrategicamente de acordo com a distribuição dos cursos inseridos em cada um dos sete Centros da UFRB (CAHL, CCAAB, CCS, CETEC, CECULT, CETENS e CFP) e tem objetivos de divulgar a produção acadêmica, artística, literária e ensaísta da UFRB e de outras instituições.

 11 – RELAÇÃO DE E-BOOKs GRATUITOS DISPONIBILIZADOS POR EDITORAS ACADÊMICAS - Clique aqui par acessar

 12 - Editora Fi! - Editora brasileira de acesso aberto voltada à publicação de textos acadêmicos de excelência. - https://www.editorafi.org/ 

Publicamos aqui coletâneas, textos monográficos, dissertações e teses de relevância, com professores do Brasil inteiro e, até mesmo, exterior. Estão integrando o catálogo nomes reconhecidos nacional e internacionalmente, vinculados às instituições de ensino superior mais tradicionais e inovadoras.Como os livros não são vendidos, todos se enquadram perfeitamente sob a regulação Creative Commons, o que dá a possibilidade de promovermos artes de capa fantásticas para todas as obras, fazendo a devida referência, é claro. 

 13 - Machado de Assis: Vida e Obra - http://machado.mec.gov.br/

O propósito desta homenagem a Machado de Assis, mais que lembrar o centenário de sua morte, é fazer com que a sua obra completa chegue a qualquer usuário internet, em edições confiáveis e gratuitas. Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto teve como propósito organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.

 14 - Livro Gratuito - "Noções de Oceanografia" publicado pela USP. - https://www.io.usp.br/index.php/oceanos/livros.html

 Este livro foi concebido a partir do Curso de Difusão Cultural Noções de Oceanografia, ministrado semestralmente desde 1993, por docentes, pós-graduandos, pós-doutorandos e técnicos do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP), de forma voluntária, nas manhãs de domingo. Mesmo durante a pandemia o curso foi mantido e ministrado por via remota de modo que, em 2021, foi ultrapassada a marca de 10.000 alunos participantes, com um público abrangendo desde alunos do ensino médio até profissionais de diversas áreas, relacionadas ou não às ciências marinhas.                 Video com a apresentação / lancamento da publucaçãohttps://www.youtube.com/watch?v=auSdswJFcdk

 15- Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar – PPG-Mar - https://cienciasdomarbrasil.furg.br/documentos/livros

O Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar – PPG-Mar, criado pela Resolução 03/2005, de 15 de setembro de 2005, no escopo do VI Plano Setorial para os Recursos do Mar – VI PSRM (Decreto nº 5.382), foi recentemente reformulado pela Resolução nº 09/2020, de 30 de julho de 2020, da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar – CIRM, tendo por competências:

I) Planejar, elaborar, manter atualizado e implementar um Plano de Trabalho, visando ao cumprimento das metas da Ação “PPG-Mar”, integrante do PSRM em vigor;

II) Convocar membros e consultores ad hoc, bem como estabelecer parcerias, quando necessário, visando ao atendimento de sua finalidade; e

III) Apresentar na reunião da Subcomissão para o PSRM ou quando solicitado um relato das atividades referentes a Ação “PPG-Mar”.

16 - Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) - https://www.marinha.mil.br/secirm/publicacoes

 CIRM é órgão deliberativo e de assessoramento, criado em 12 de setembro de 1974  e reinstituído em 2019 pelo Decreto nº 9.858, de 25 de junho de 2019, com a finalidade de: coordenar as ações relativas à Política Nacional para os Recursos do Mar (PNRM), aprovada pelo Decreto nº 5.377, de 23 de fevereiro de 2005; implementar o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), observado o disposto no Decreto nº 94.401, de 3 de junho de 1987; e exercer as competências previstas na Lei nº 7.661, de 16 de maio de 1988, que instituiu o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) como parte integrante da PNRM e da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) conferiu a CIRM a responsabilidade pela elaboração do PNGC e de suas atualizações.

17- Editora Cientifica Digital - https://www.editoracientifica.org/books/list

A nossa missão é disseminar a produção científica nacional e internacional através da democratização da publicação, da leitura e do acesso ao livro. A leitura é um direito humano essencial para a conscientização, a curiosidade e o empoderamento das pessoas, por isso nós da Editora Científica Digital trabalhamos com o objetivo de criar, apoiar e potencializar ações e projetos relacionados aos saberes, só assim, todos os autores sendo eles conhecidos ou iniciantes poderão divulgar seus trabalhos. A tecnologia, criatividade e inovação estão a serviço dos nossos autores e leitores, tornando acessível a todas e a todos a publicação em alto nível. Nosso Conselho Editorial é constituído por pesquisadores e docentes de destaque em várias áreas do conhecimento, oriundos da comunidade acadêmica, titulados mestres e doutores com grandes contribuições para a comunidade científica que cria, amplifica e solidifica o conhecimento.

18 - Livro Gratuitos Edtora Atena - https://www.atenaeditora.com.br/:

Aquicultura e Pesca: Adversidades e Resultados - https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/2238 - A obra “Aquicultura e Pesca Adversidades e Resultados” aborda uma série de capítulos de publicação da Atena Editora, apresenta, em seus 22 capítulos, conhecimentos tecnológicos da aquicultura e da pesca.

-  Aquicultura e Pesca: Adversidades e Resultados 3https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3195 - O E-book Aquicultura e Pesca: Adversidades e Resultados, em seu 3º volume, nos apresenta 12 capítulos com resultados de trabalhos cujo foco principal são pesca e desenvolvimento da aquicultura na região da Amazônia Legal e Pantanal.

Aquicultura e Pesca: Adversidades e Resultados 2 - https://www.atenaeditora.com.br/arquivos/ebooks/aquicultura-e-pesca-adversidades-e-resultados-2 - A obra “Aquicultura e Pesca: Adversidades e Resultados 2” é composta por 35 capítulos elaborados a partir de publicações da Atena Editora e aborda temas pertinentes a aquicultura de forma cientifica, oferecendo ao leitor uma visão ampla de
vários aspectos que transcorrem desde sistemas de criação, até novos produtos de mercado.

19 - Empreendendo Aquicultura - https://empreendendoaquicultura.blogspot.com/p/downloads.html

O Blogspot Empreendendo Aquicultura tem como meta principal a disseminação de informações sobre a Pesca e Aquicultura, e em especial como empreender nesses ramos, por conta disso, o Empreendendo Aquicultura estará disponibilizando para download materiais diversos (livros, manuais, cartilhas, etc.) para auxiliar você pequeno produtor, profissional, estudante ou empresário do setor.

 

PERIÓDICOS ONLINE

Multidisciplinar

  1. Revista Digital AdNormas

Ciências Sociais e Humanas: Administração, Gestão, RH, Economia, Política, Educação…

  1. Administração: Ensino&Pesquisa (RAEP)
  2. Administração Pública e Gestão Social (APGS)
  3. Brazilian Adminstration Review (BAR)
  4. Brazilian Business Review (BBR)
  5. Brazilian Review of Finance (RBFin)
  6. Cadernos EBAPE.BR
  7. Contabilidade, Gestão e Governança (CGG)
  8. Desenvolvimento em Questão
  9. Empreendedorismo, Gestão e Negócios
  10. Gestão & Planejamento (G&P)
  11. Gestão & Produção
  12. Gestão da Produção, Operações e Sistemas (GEPROS)
  13. Gestão & Regionalidade
  14. Gestão e Sociedade
  15. Journal of Information Systems and Technology Management (JISTEM USP)
  16. Organizações Rurais & Agroindustriais
  17. Pesquisa & Desenvolvimento Engenharia de Produção (P&D)
  18. Práticas em Contabilidade e Gestão
  19. Review Of Business Management (RBGN)
  20. Revista da Administração, Contabilidade e Economia (RACE)
  21. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace (RACEF)
  22. Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade (REUNIR)
  23. Revista de Administração Contemporânea (RAC)
  24. Revista Administração em Diálogo (RAD)
  25. Revista de Administração de Empresas da FGV (RAE)
  26. Revista de Administração FACES Journal
  27. Revista ADMpg Gestão Estratégica
  28. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde (RAHIS)
  29. Revista de Administração IMED (RAIMED)
  30. Revista da Administração e Inovação (RAI)
  31. Revista de Administração Mackenzie
  32. Revista de Administração Pública da FGV (RAP)
  33. Revista de Administração de Roraima (RARR)
  34. Revista de Administração, Sociedade e Inovação (RASI)
  35. Revista de Administração da UEG (RAUEG)
  36. Revista de Administração da UFSM ( ReA UFSM)
  37. Revista de Administração da UNIFATEA (RAF)
  38. Revista de Administração da UNIMEP (RAU)
  39. Revista de Administração da USP (RAUSP)
  40. Revista Alcance
  41. Revista Brasileira de Administração Científica (RBADM)
  42. Revista Brasileira de Administração Política (REBAP)
  43. Revista Brasileira de Marketing (REMark)
  44. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia (PMKT)
  45. Revista CADE
  46. Revista de Ciências da Administração (RCA)
  47. Revista Ciências Administrativas – Unifor
  48. Revista Contemporânea de Economia e Gestão (Contextus)
  49. Revista DOM (Fundação Dom Cabral)
  50. Revista de Economia & Relações Internacionais
  51. Revista Eletrônica de Administração (REA)
  52. Revista Eletrônica de Administração e Turismo (ReAT)
  53. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional
  54. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais (GESTA)
  55. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica (RESIGeT)
  56. Revista Eletrônica do Terceiro Setor (RETS)
  57. Revista Eletrônica de Administração da UFRGS (REAd)
  58. Revista Estratégica (FAAP)
  59. Revista de Finanças Aplicadas (RFA)
  60. Revista de Gestão (REGE)
  61. Revista Gestão e Desenvolvimento em Contexto (GEDECON)
  62. Revista Gestão & Tecnologia
  63. Revista de Gestão do UNILASALLE (Desenvolve)
  64. Revista Mundos do Trabalho
  65. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração
  66. Seminários em Administração (SEMEAD)
  67. Tecnologias de Administração e Contabilidade
  68. Teoria e Prática em Administração (TPA)

 Ciências Exatas: Informática, Computação, Engenharia, Tecnologias…

  1. Applied Informatics
  2. Brain Informatics
  3. Brazilian Journal of Computers in Education
  4. Computacional & Applied Mathematics
  5. Computational Visual Media
  6. Computer and Information Science
  7. Data Science and Engineering
  8. Distributed Systems Engineering
  9. EPJ Data Science
  10. Human-centric Computing and Information Sciences
  11. INFOCOM: Journal of Computer Science
  12. Informática na Educação: teoria & prática
  13. Information Technology and Disabilities Journal
  14. International Journal of Computer Architecture Education
  15. International Journal of Education Technology in Higher Education
  16. IPSJ Transactions on Computer Vision and Applications
  17. Journal of Artificial Intelligence Research
  18. Journal of Big Data
  19. Journal of the Brazilian Computer Society
  20. Journal of Cloud Computing
  21. Journal of Computer-Mediated Communication
  22. Journal of Computer Networks and Communications
  23. Journal of Information and Data Management
  24. Journal of Integrated Circuits and Systems
  25. Journal of the Internet Services and Applications
  26. Journal of Machine Learning Research (JMLR)
  27. Journal of Software Engineering Research and Development(JSERD)
  28. Journal of Trust Management
  29. Perspectivas em Ciências Tecnológicas – Revista do curso em Ciências da Computação da Fatece
  30. Redes, Telecom e Instalações (RTI)
  31. Revista Brasileira de Computação Aplicada (RBCA)
  32. Revista Brasileira de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
  33. Revista Brasileira de Sistemas de Informação (iSys)
  34. Revista de Ciências da Computação (RCC)
  35. Revista Computação Brasil
  36. Revista de Computação e Tecnologia (ReCeT)
  37. Revista Eixos-TECH
  38. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação (RESI)
  39. Revista Mackenzie de Engenharia e Computação
  40. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (RISTI)
  41. Revista de Informática Aplicada (RIA)
  42. Revista de Informática Teórica e Aplicada
  43. Revista Júnior de Iniciação Científica em Ciências Exatas e da Terra (Revista Jr ICCEEG)
  44. Revista SBA: Controle & Automação
  45. SBC Journal of Interactive Systems
  46. Scientia Tec – IFRS PoA
  47. Security Informatics
  48. Smart Learning Environments
  49. Trends in Applied and Computational Mathematics (TEMA)
  50. Vietnam Journal of Computer Science

 

REPOSITÓRIOS DIGITAIS E BASES DE DADOS DE CONTEÚDO CIENTÍFICOS PARA PESQUISAS TÉCNICAS E ACADÊMICAS EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO

1 – Fonte Acadêmicahttps://www.ebscohost.com/academic/fonte-academica

2 – Portal do SENAChttp://www.senac.br/

3 – Boletim Técnico do SENAC: http://www.bts.senac.br/index.php/bts

4 – Portal de Evidências em Ciências da Saúdehttp://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/periodicos

5 – Portal de Periódicos da CAPEShttp://www-periodicos-capes-gov-br.ez84.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome&Itemid=68&

6 – COMUThttp://www.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/programa-de-comutacao-bibliografica-%28comut%29/acesso-ao-comutBanco de Teses e Dissertações da CAPES

Banco que reúne as informações de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação do país reúne 458.657 resumos de trabalhos de pós-graduação. O Banco é uma ferramenta de busca e consulta, com resumos relativos a teses e dissertações defendidas desde 1987. As informações são fornecidas diretamente à Capes pelos programas de pós-graduação, que se responsabilizam pela veracidade dos dados.

7 – CTI Renato Archer

O portal do Centro de Tecnologia e Informação Renato Archer oferece acesso à produção científica da instituição com enfoque em tecnologias em geral e TI Hospitalar. Disponibiliza conteúdos de jornais, relatórios de workshop, resumos de projetos, artigos e livros.

8 – FGV CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) tem o objetivo de preservar os conjuntos documentais considerados relevantes para a história contemporânea do país. O acervo é formado por arquivos pessoais de personalidades públicas no país, por histórias orais gravadas sobre personalidades que atuaram no cenário nacional, pelo Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro e a revista “Estudos Históricos”, além de artigos e livros.

9 – Latindex
Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal) é um sistema de informação dedicado ao registro e difusão de revistas acadêmicas editadas nos países ibero-americanos. Atualmente, integram a sua rede de cooperação: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

10 – LivRe – Periódicos de Livre Acesso (CNEN)

Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), através do Centro de Informações Nucleares (CIN) para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre. Área do conhecimento: multidisciplinar e ciências ambientais.

11 – OpenAIRE
OpenAIRE é um portal de acesso aberto que disponibiliza a produção científica financiada pela União Europeia.

12 – Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP

O Portal do INEP disponibiliza informações e publicações na área educacional e mantém linha editorial própria, permitindo o acesso a resultados de pesquisas, avaliações, censos, estudos temáticos, acordos de cooperação, além de séries, coleções especiais, boletins, publicações extintas, manuais, entre outros. O INEP também realiza a manutenção de periódicos já consolidados para a comunidade educacional Brasileira.

13 – Open Grey

Sistema de Informação de literatura cinzenta na Europa, como relatórios técnicos ou de pesquisa, dissertações de doutorado, artigos de conferências, publicações oficiais e outros tipos de literatura cinzenta. A OpenGrey cobre áreas de Ciência, Tecnologia, Ciências Biomédicas, Economia, Ciências Sociais e Humanidades. O site inclui preprints das conferências GL (GreyNet International) em texto completo.

14 – Portal de Periódicos CAPES

O Portal Capes, além do conteúdo de acesso restrito, reúne uma seleção de bases de dados, páginas, portais e bibliotecas virtuais de acesso livre.

15 – Portal de Periódicos Científicos da UFRGS

O Portal de Periódicos Científicos da UFRGS é um espaço virtual que reúne e divulga informações sobre as revistas científicas correntes, editadas na UFRGS ou editadas em parceria com a Universidade.

16 – Portal de Periódicos IFRS

O Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma iniciativa que objetiva a democratização do acesso, a visibilidade, a segurança e o desenvolvimento das ações de Ensino, Pesquisa e Extensão.

17 – SpringerOpen
SpringerOpen disponibiliza acesso aberto a periódicos e livros de alta qualidade, revisado por pares, com cobertura em todas as áreas.

18 – Sumários de Revistas Brasileiras

Sumários de Revistas Brasileiras é uma base indexadora de periódicos científicos brasileiros. Resultado da retomada da série “Sumários Correntes Brasileiros”, pela Fundação de Pesquisas Científicas de Ribeirão Preto (FUNPEC-RP), antes desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciências e Tecnologia (IBICT). Fonte: Sumários.org.

19 – Spell – Scientific Periodicals Electronic Library

Ferramenta virtual que agrega a produção científica disponibilizada eletronicamente pelos periódicos associados, reunindo artigos científicos, resenhas, editoriais, notas bibliográficas, casos de ensino, debates, entre outros documentos. Também traz informações sobre os principais periódicos das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. Fonte: Spell.

20 – VEDUCA

Plataforma que disponibiliza conteúdos em videoaula e cursos certificados de instituições de ensino nacionais e internacionais. Sua forma de acesso é gratuita, no entanto, para cursos certificados é necessário o pagamento de uma taxa de participação.

21 – PORTAL JURÍDICO BRASILhttps://www.portaljuridicobrasil.com.br/

Iniciativa inovadora e tem por objetivo reunir todo conteúdo jurídico em um mesmo local, disponibiliza um conjunto de informações úteis sobre todos os temas ligados ao direito e acesso à outros Portais Jurídicos de elevada qualidade, garantindo assim um conjunto de parceiros, líderes nas suas áreas de atuação. Nosso público tanto nacional quanto internacional é composto por governantes, embaixadores, ministros, desembargadores, Juízes,  advogados,  empresários, professores, estudantes e diversos profissionais da área jurídica.

22 –  PORTAL ACADEMIA.EDUhttps://www.academia.edu/about

Plataforma para os acadêmicos compartilharem trabalhos de pesquisa. A missão da empresa é acelerar a pesquisa mundial. Compartilhar as pesquisas, monitorar análises profundas sobre o impacto de seus estudos. Mais de 118 milhões de acadêmicos se inscreveram no Academia.edu, adicionando 24 milhões de artigos. O Academia.edu atrai mais de 74 milhões de visitantes únicos por mês.

23 – REPOSITÓRIO FEBAB-FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES DE BIBLIOTECÁRIOShttp://repositorio.febab.org.br/

Objetiva tornar disponível o conteúdo produzido em todas as ações da FEBAB ao longo de sua história: eventos, cursos, publicações, grupos de trabalho, comissões e associações filiadas, documentos que se constituem parte integrante da Memória do Movimento Associativo Brasileiro, com a Missão de preservar a história dos profissionais do passado e fomentar os contemporâneos da comunidade bibliotecária. É o braço brasileiro da International Association of Library Association and Institutions – IFLA www.ifla.org

24 – REVIU-REVISTA INFORMAÇÃO & UNIVERSIDADEhttp://reviu.febab.org.br/index.php/reviu

O Objetivo da RevIU é abordar os temas que permeiam e impactam as Bibliotecas Universitárias, a informação, as questões sociais, políticas, econômicas e tecnológicas que impactam no atendimento de sua missão. Contribui para a abrigar análise crítica das novas tecnologias da informação e discutir a melhor forma de aproveitá-las, discutir os paradigmas que norteiam a profissão, o papel da biblioteca, os modelos de gestão, dos espaços físicos e conteúdos informacionais.

25 – "REDALYC" (REDE DE REVISTAS CIENTÍFICAS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE, ESPANHA E PORTUGAL): https://www.redalyc.org/

O  projeto "Redalyc" é uma base de dados bibliográfica e de uma biblioteca digital de revistas de Acesso Aberto, suportado pela Universidade Autónoma do Estado do México com a ajuda de numerosas outras instituições de ensino superior e dos sistemas de informação.

26 – RE3DATA - REGISTRY OF RESEARCH DATA REPOSITORIES: https://www.re3data.org/

O Registro de repositórios de dados de pesquisa é uma ferramenta de ciência aberta que oferece a pesquisadores, organizações financiadoras, bibliotecas e editores uma visão geral dos repositórios internacionais existentes para dados de pesquisa

27 – APIS - ARQUIVO PORTUGUÊS DE INFORMAÇÃO SOCIA: http://www.apis.ics.ulisboa.pt/ 

O Arquivo Português de Informação Social (APIS) é uma infraestrutura científica para as ciências sociais cuja principal atividade consiste na preservação e disseminação de dados de investigação. Com sede no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o arquivo promove a angariação e a partilha de dados de investigação em formato digital com vista à sua consulta pública, análise secundária e uso pedagógico.

28 – RCAAP – REPOSITÓRIOS CIENTÍFICOS DE ACESSO ABERTO DE PORTUGALhttps://www.rcaap.pt/

RCAAP tem por missão promover, apoiar e facilitar a adoção do acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal.

29 – REPOSITÓRIO CIENTÍFICO DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE CASTELO BRANCOhttps://repositorio.ipcb.pt/ 

O Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco tem como missão disponibilizar e permitir o livre acesso à produção científica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). Para cumprir a missão elegeu como objetivos: divulgar a produção científica do IPCB; preservar em suporte digital a sua memória intelectual; partilhar o conhecimento científico e técnico alcançado contribuindo para a geração de novos conhecimentos; aumentar o impacto da produção científica nos meios académico e de investigação

30 - DataRepositóriUMhttps://repositorium.sdum.uminho.pt/ 

O DataRepositóriUM foi concebido a partir do software open source – Dataverse – desenvolvido pela Universidade de Harvard, estando já a ser utilizado por mais de meia centena de instituições académicas e científicas de todo o mundo! A disponibilização deste serviço permitirá à comunidade científica depositar os seus dados de investigação, de uma forma controlada, com descrições associadas, com a atribuição de identificadores persistentes (DOI), possibilitando a citação creditada ao autor, a disseminação de forma controlada, ou seja, dar acesso a uma ciência que se pretende mais transparente e ágil.

 31- ArXiv https://arxiv.org/ 

ArXiv é um repositório temático especializado com sede na Cornell University que disponibiliza  gratuitamente mais 1.800.000 artigos em física, matemática, computação, estatística e biologia finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica e ciência de sistemas e economia. Os materiais neste site não são revisados ​​por pares pela arXiv.  https://arxiv.org/ 

32 - eduCAPES - https://educapes.capes.gov.br/

eduCAPES é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos. Engloba em seu acervo milhares de objetos de aprendizagem, incluindo textos, livros didáticos, artigos de pesquisa, teses, dissertações, videoaulas, áudios, imagens e quaisquer outros materiais de pesquisa e ensino que estejam licenciados de maneira aberta, publicados com autorização expressa do autor ou ainda que estejam sob domínio público. O portal permite a inclusão de materiais abertos que estejam mapeados em algum esquema de metadados. O portal utiliza a tecnologia DSpace que suporta nativamente os padrões de metadados Dublin Core e armazena arquivos em qualquer tipo de formato digital. O acesso aos materiais é feito de forma híbrida: pode ser feito por meio de sincronismo, remetendo a repositórios parceiros ou pela ferramenta busca, que retorna materiais hospedados no próprio portal. A sincronia permite - por exemplo, que novos Objetos de Aprendizagem (OAs) sejam detectados nos repositórios e/ou automaticamente excluídos os que foram removidos. 

33- SciELO - Scientific Electronic Library Online - https://scielo.org/

É uma biblioteca eletrônica que abrange periódicos científicos e livros. Permite a pesquisa e acesso a textos completos da Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Cuba, Costa Rica, Cuba, Espanha, Portugal, México e Venezuela.

34- Bioline International: http://www.bioline.org.br/

É uma cooperativa de publicação acadêmica sem fins lucrativos, comprometida em fornecer acesso aberto a periódicos de pesquisa de qualidade publicados em países em desenvolvimento. Fornecer uma plataforma para a distribuição de periódicos revisados ​​por pares (atualmente de Bangladesh, Brasil, Chile, China, Colômbia, Egito, Gana, Índia, Irã, Quênia, Malásia, Nigéria, Tanzânia, Turquia, Uganda e Venezuela). É uma iniciativa colaborativa entre a Bioline Toronto e o Centro de Referência em Informação Ambiental , Brasil.

35 - Infoteca-e - Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/

O Repositório de Informação Tecnológica da Embrapa (Infoteca-e) disponibiliza para o acesso aberto de produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola; informações sobre tecnologias produzidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e seus parceiros, as quais vêm editadas – numa linguagem fácil – em cartilhas, livros, manuais e programas de rádio e de televisão.

36 - Repositório Alice (Repositório da Embrapa): https://www.alice.cnptia.embrapa.br/

Composto por informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, entre outros tipos de publicações, o repositório Alice contribui para o aumento do impacto dos resultados de pesquisa e para maior visibilidade da Embrapa e do trabalho de seus pesquisadores.

37 - Base de Dados da Pesquisa Agropecuária - BDPA: https://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/ 

Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) é formada pelos acervos das bibliotecas da Embrapa. É composta por publicações resultantes dos processos de pesquisa e desenvolvimento da Empresa e por outros documentos adquiridos por compra e doação, relacionados às ciências agrárias e áreas correlatas, nos formatos impresso e digital, como livros, artigos de periódicos, folhetos, teses, trabalhos apresentados em eventos técnico-científicos e mapas, dentre outros. Como importante ferramenta no desenvolvimento de pesquisas, a BDPA apresenta os metadados das publicações que a integram, além do acesso ao texto integral de parte relevante desse conjunto. A descoberta das publicações é facilitada por um sofisticado mecanismo de busca e por recursos de interface, como o agrupamento e a classificação dos resultados em diversos filtros.

38 - ZENODO - Repositório de Acesso Aberto - https://zenodo.org/

Zenodo é um repositório de acesso aberto de propósito geral desenvolvido sob o programa European OpenAIRE e operado pelo CERN. Ele permite que os pesquisadores depositem artigos de pesquisa, conjuntos de dados, software de pesquisa, relatórios e quaisquer outros artefatos digitais relacionados à pesquisa.

39- Repositório Institucional UNESP - https://repositorio.unesp.br/

Tem por objetivo armazenar, preservar, disseminar e possibilitar o acesso aberto, como bem público global, à produção científica, acadêmica, artística, técnica e administrativa da Universidade.

40-  Pantheon - Repositório Institucional da UFRJ - https://pantheon.ufrj.br/

Pantheon é o Repositório Institucional da UFRJ. Sua missão é reunir, preservar e disseminar a produção acadêmica da UFRJ em todas as áreas do conhecimento, em consonância com o movimento de livre acesso à informação científica. 

41- O Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. http://www.cprm.gov.br/

 

CURSOS ON-LINE

1- Lúmina - Repositório de cursos online gratuitos da UFRGS - https://lumina.ufrgs.br/

O Lúmina é uma plataforma de cursos online abertos e de acesso gratuito para qualquer pessoa, com conteúdos desenvolvidos por professores universitários, estudantes e técnicos. Além de enriquecer seus conhecimentos, você tem flexibilidade para estudar onde e quando quiser. Escolha os cursos que desejar e tenha bons estudos!

2- ENAP - Escola Nacional de Administração Pública. - https://www.enap.gov.br 

Fundada em 1986 a Escola nasceu com a promessa de transformar a cultura e o modelo mental de cada agente público, com a missão de formar e desenvolver pessoas capazes de inovar, alcançar resultados e servir à sociedade.​ Por mais de 30 anos, a Enap tem desempenhado um papel ímpar de inovar a cultura da administração pública e de acelerar a transformação no ensino, na gestão organizacional, e também digital, social ou econômica.

3- Cursos On-Line Sebrae - https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

 O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas– aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. O Sebrae Nacional é responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo diretrizes e prioridades de atuação.

 4- Sucretária de Educação a Distância  - SEAD da Universidade Federal do Rio Grade - FURG - https://sead.furg.br/

A Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG tem a atribuição específica de gestão administrativa e pedagógica das atividades de EaD na Instituição, promovendo as condições necessárias à implementação das ações da FURG em Programas e Projetos da área. São funções da SEaD: coordenar as atividades de EaD na FURG; propiciar, aos professores envolvidos, um espaço para discussão, reflexão e desenvolvimento de ações voltadas à EaD; dar suporte administrativo, pedagógico e técnico às ações de EaD e implementar políticas de EaD na FURG.

5- Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)https://www2.ufrb.edu.br/ead/

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) é um órgão vinculado à Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Localizada no campus de Cruz Almas, tem como objetivo fomentar políticas de Educação a Distância e o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito da Universidade.
Além de desenvolver e ampliar as formas de comunicação a distância por meio de dispositivos interativos de videoconferência, aulas, simpósios, seminários, entre outros, a SEAD estabelece parcerias com outras instituições de ensino no país e no exterior. 

6- Escola Virtual da Fundação Bradesco - https://www.ev.org.br/

Criada em 2001, a Escola Virtual é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% on-line em diferentes áreas, tais como Administração, Contabilidade e Finanças, Tecnologia, Desenvolvimento Pessoal e Profissional e Educação. A arquitetura digital da Escola Virtual favorece a autogestão do estudo, por isso, disponibiliza um ambiente virtual completo e que respeita o ritmo e a capacidade de aprendizagem de cada pessoa.

7- Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD - http://www.cead.ufop.br/

O Centro de Educação Aberta e a DistânciCEAD da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP oferece, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), cursos a distância, de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, que atendem um público amplo, em que se destacam professores da rede pública do Ensino Básico, gestores públicos, interessados advindos de demandas sociais, além de outros profissionais da Educação, para formação inicial e formação continuada.

8- Centro de Apoio a Educação a Distância (Caed/UFMG) - https://www.ufmg.br/ead/

A Educação a Distância na UFMG oferece cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e atualização, por meio do Centro de Apoio a Educação a Distância (Caed/UFMG), criado em 2003, localizado na Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha, em Belo Horizonte. 

9- Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (MEC) - https://avamec.mec.gov.br

AVA MEC é um ambiente virtual de aprendizagem, desenvolvido pelo laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime) da Universidade Federal de Goiás (UFG) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O ambiente permite criação e manutenção de diversos tipos de curso. 

10- Cursos OnLine SEBRAE - https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro pequenas empresas– aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. O Sebrae Nacional é responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo diretrizes e prioridades de atuação.

 

Fim do conteúdo da página