Bibliotecas promovem ações especiais em atenção ao Outubro Rosa

s

Neste mês as atenções estão voltadas para o Outubro Rosa, que tem como objetivo estimular a participação da população feminina no controle do câncer de mama, a partir de diagnóstico precoce. As bibliotecas administradas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) estão com programação especial, voltadas para o combate a conscientização e prevenção da doença com profissionais especializados.

A Biblioteca de Extensão terá uma ação itinerante, por meio da Biblioteca Móvel, que fará painel expositivo com informações sobre o que é o câncer de mama, diagnósticos, formas de prevenção e depoimentos de mulheres que já passaram pelo tratamento. O painel ficará disponível, nesta quarta-feira (5), das 9h às 16h, no Instituto Pestalozzi, em Ondina.

Já na sexta-fera (7), o painel ficará disponível no Instituto Central de Cidadania (ICEC), em Pernambués. E no Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Contorno, no dia 9, domingo. O painel também estará na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) entre os dias 14 e 16 de outubro; em Dom Avelar dia 19; em Fazenda Coutos (21); e dia 26 em Periperi.

No dia 20 de outubro, a Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Itaparica), promoverá a palestra ‘Tudo rosa em outubro’, que contará com a participação da ginecologista, obstetra e mastologista, Drª Elisabete Costa; e da representante de cosméticos, Luciana Trindade. A unidade promoverá uma série de atividades junto à comunidade e terá depoimentos de mulheres que vivenciaram a doença e dinâmicas que visam alertar sobre a importância do autoexame. Os benefícios da atividade física regular e a necessidade de ter qualidade de vida como prevenção também serão tratados na palestra, que acontece às 15 horas.

Já a Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Rio Vermelho), promoverá a palestra ‘Neoplasias, uma realidade que devemos conhecer’ no dia 25 de outubro, às 9h. A atividade será ministrada pelo nefrologista pós-graduado em Epidemiologia Clínica, Dr. Fernando Santos, que esclarecerá que a doença neoplástica pode ser benigna ou maligna (câncer) e pode atingir a todas as faixas etárias.

Sistema - As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Serviço:

O quê: Biblioteca Itinerante - Painel expositivo
Onde: vários bairros de Salvador e cidade de Cachoeira
Quando: 04/10 a 26/10
Hora: sempre das 9h às 16h

O quê: palestra “Tudo rosa em outubro” e atividades junto à comunidade
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Itaparica)
Quando: 20 de outubro, às 15h.

O quê: palestra “Neoplasias, uma realidade que devemos conhecer”

Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr (Rio Vermelho)
Quando: 25 de outubro, às 9h.