Editora da UFRB disponibiliza 16 obras em Braile transcritas pela SEAD

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) disponibilizou na sua página eletrônica 16 livros em formato braile (sistema utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas) para download gratuito. As obras contemplam as mais diversas áreas do conhecimento e foram  transcritas para o sistema braile pela da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD).

Para o superintendente da EDUFRB, professor Sérgio Mattos, as obras disponibilizadas em formato especial demonstram o compromisso de desenvolvimento da cidadania adotado pela editora. “A editora está engajada na promoção de políticas de acessibilidade que atendam públicos diversos”, afirmou. Segundo Mattos, as instituições como Universidades e Bibliotecas que dispõem das impressoras especiais para Braile poderão agora fazer a impressão das obras, caso tenham interesse nos temas.

O superintendente da SEAD, Ariston Cardoso, comentou a iniciativa. “ A estratégia da SEAD em conjunto com a Editora foi de promover uma maior acessibilidade aos livros produzidos. Esse é o conceito que nós trabalhamos já algum tempo de modo que todos nossos materiais produzidos, mídias, ambientes virtuais,  tenham essa perspectiva da inclusão. A própria estratégia de sinalização da universidade também contempla esse conceito, então nosso segmento da área das tecnologias assistivas tem se atentado a essas questões”, explica. Audiobooks de diversas obras também estão na fase de produção e de testes.

A Editora da UFRB disponibilizou ainda seu primeiro e-book . O título “Foia dos rocêro: crítica política e humor na imprensa baiana do século XIX”,  de autoria de Neuma Augusta Dantas e Silva, analisa o jornal semanário Foia dos Rocêro  durante o seu primeiro ano de circulação (1899-1900).

EDUFRB  -  A Editora está em atividade desde 2010.  Os livros podem ser adquiridos na própria editora mediante apresentação do comprovante de pagamento de uma Guia de Recolhimento da União simples (GRU). Para gerar a GRU é necessário acessar o site do Ministério da Fazenda e preencher os dados da UFRB listados na página eletrônica da EDUFRB. A editora está localizada no prédio da Biblioteca Universitária de Cruz das Almas, campus Universitário.

Confira as obras disponíveis no site da EDUFRB.