Balanço positivo e premiações marcam encerramento da IV Reconcitec

IV Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec, evento que movimentou o campus de Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) entre os dias 31 de maio a 02 de junho, superou a marca de seis mil inscritos e alcançou o número de 943 apresentações de trabalhos no formato de pôsteres e 207 apresentações orais. O coordenador de Criação e Inovação (CINOVA), Edilson Pires, apresentou os resultados do Prêmio Inventor UFRB e o Prêmio Talentos da Pesquisa e Inovação UFRB, na noite da última sexta-feira, dia 02, durante a cerimônia de encerramento da Reconcitec.reconcitec marca

“Nós somos hoje a segunda universidade mais inovadora da Bahia e observem que é crescente a tendência dos professores se estabelecerem na universidade e com certeza o nosso ambiente de pesquisa vai ser muito mais fortalecido com isso. Nós criamos essa premiação justamente para prestigiar a atuação desses nossos pesquisadores no ambiente de iniciação científica e tecnológica”, disse.

O reitor da UFRB, Silvio Soglia fez um balanço positivo da IV Reconcitec. “Essa foi sem dúvida a melhor reunião científica e cultural que já realizamos na UFRB. Os números retratam um evento que já no seu tamanho se mostra de grande significado para o Estado da Bahia. É fundamental conhecer o que as pessoas estão produzindo na nossa universidade e acima de tudo, poder compartilhar os nossos conhecimentos e viver essa aventura universitária que é tão fascinante”, afirmou o reitor Silvio Soglia, durante a mesa de encerramento. Para ele, as premiações durante a Reconcitec é um momento que expressa a qualidade daquilo que é produzido na UFRB. “Temos que valorizar a dimensão da pesquisa, daí essa oportunidade de aqui premiar esses destaques das nossas pesquisas que se dedicam no campo da ciência”, disse Soglia.

Nova marca - Um dos momentos mais aguardados da programação do último dia da IV Reconcitec foi a divulgação da marca vencedora que será utilizada como identidade visual das próximas edições da Reconcitec.  Durante os três dias de evento foi possível votar nas marcas através do aplicativo da IV Reconcitec desenvolvido pela Empresa Júnior de Engenharia da Computação da UFRB - Recode Jr. A marca vencedora foi elaborada pelo estudante Matheus Oliveira que recebeu 41,9 % dos votos válidos.

Ainda durante a cerimônia de encerramento foram realizadas diversas atividades culturais, tais como a apresentação da Quadrilha Love Dance, do Grupo de Forró Gente da Gente e a realização de um desfile de moda do grupo Ilê Axé Yepandá Odé.

Durante o evento foram realizados ainda o X Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o II Simpósio de Extensão, Seminário de Permanência Estudantil, o Seminário de Educação Tutorial e a IV Feira Acadêmica de Economia Solidária (IV FAESOL). Além dos eventos científicos, foram exibidas apresentações culturais com grupos locais, como o Samba de Roda da Vila Caraípe, Filarmônica Euterpe Cruzalmense, Clube da Radiola, Coletivo Xaréu e Desabafo Teatral.