Livro da Editora da UFRB aborda ideologia e omissão em livros didáticos de inglês

A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou a obra "Ideologia e Omissão nos livros didáticos de Língua Inglesa". A obra é de autoria do professor Flávius Almeida dos Anjos, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e está estruturada em sete capítulos, abordando a tríade: Ideologia, omissão e representação social.

O autor apresenta uma crítica à elaboração dos livros didáticos de língua inglesa ofertados nas escolas regulares e alerta para a necessidade de repensar o livro de inglês.

A finalidade principal do livro é questionar o espaço de relevância de temas como o de gênero, de raça, de classe, das políticas públicas, dos favelados e dos menos favorecidos.  Segundo Flávius, o livro é um convite à reflexão, que visa, dentre outros aspectos, conscientizar docentes de língua inglesa a terem uma atitude crítica frente aos livros didáticos de língua inglesa.

A obra pode ser acessada gratuitamente no site da editora da UFRB.