Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos recebe projetos para avaliação

O Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está realizando uma campanha de divulgação dos serviços de avaliação do Comitê para projetos que envolvam pesquisa com seres humanos.  As pesquisas com seres humanos são aquelas que, individual ou coletivamente, tenham como participante o ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo dos seus dados, informações ou materiais biológicos.

O comitê faz parte do sistema CEP/CONEP, vinculado ao Ministério da Saúde. Teve início em 2009 e hoje é composto por servidores docentes, técnico-administrativos e representantes dos usuários. “A CEP tem um papel consultivo e educativo, que fomenta a reflexão em torno da ética na ciência, no qual todos os membros participam de forma voluntária das atividades desenvolvidas”, explica a coordenadora Fabiana de Paula.

Segundo o secretário da CEP, Geraldo Fentanes, a intenção da divulgação é atingir a maior quantidade de estudantes e pesquisadores que desenvolvam ou venham a desenvolver pesquisas que envolvam seres humanos. “Entenda-se pesquisas com seres humanos desde a aplicação de simples questionários até coletas de material biológico. Notamos que muitos orientadores ainda não sabem da necessidade de submeter os seus projetos ao CEP e depois do trabalho concluído, quando querem publicar, percebem a exigência de revistas da avaliação ética da pesquisa”, explica. Ainda segundo Fentanes, “o interessante é demostrar que o CEP, apesar de ser uma etapa burocrática um pouco demorada, ela têm um papel fundamental nas pesquisas com seres humanos que é a de defender os participantes das pesquisas, que na maioria das vezes são populações vulneráveis”, conclui.

A sala do CEP está localizada ao lado do Salão Nobre da Reitoria, campus de Cruz das Almas.

Confira recomendações básicas da CEP aos pesquisadores.

Mais informações  na página da CEP