Resolução do CONSUNI é aprovada no CECULT

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou sua primeira reunião fora de Cruz das Almas, sede da Reitoria, na manhã da última quarta-feira, dia 14, no auditório do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro.

A sessão extraordinária marcou a data histórica de 14 de junho de 1822, quando se celebra, em Santo Amaro, todos os anos, a Ata da Vereança, o primeiro documento oficial a manifestar o desejo brasileiro de separação política de Portugal e defende a fundação o “quanto antes uma Universidade em um lugar que mais conveniente for”.

Como pauta do dia histórico, os conselheiros do CONSUNI aprovaram a Resolução que dispõe de criação de política de capacitação docente da instituição. A sessão extraordinária foi conduzida pelo reitor Silvio Soglia, presidente do CONSUNI, integrante da mesa de honra ao lado da vice-reitora, Georgina Gonçalves dos Santos e o diretor do CECULT, Danillo Silva Barata.

A reunião extraordinária decorre de aprovação, ano passado, pelos conselheiros do CONSUNI do compromisso de em 14 de junho realizar sessão em Santo Amaro, como ato simbólico de transferência da Administração Superior da UFRB, servindo para ouvir e discutir com a comunidade universitária e a sociedade sobre as demandas de educação superior dos moradores.

Informes

Os conselheiros fizeram ainda informes sobre as novidades da UFRB e enalteceram a data histórica. A conselheira e pró-reitora de Graduação, Rosineide Pereira Mubarack Garcia informou sobre o prazo máximo, dia 04 de julho, para que os professores lancem notas e fechem as cadernetas no sistema SIGA A e sobre a entrada em vigor do novo Regulamento de Graduação (REG) da instituição.

O conselheiro e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho informou que a UFRB apresentou onze propostas de cursos novos de pós-graduação junto à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Os cursos, caso aprovadas as propostas, serão ofertados no CETENS, CETEC, CAHL e CCS.

A conselheira e pró-reitora de Extensão, Tatiana Veloso, informou sobre encontro em Brasília, hoje, para discutir o Projeto Novos Saberes, em que mestres populares integram, como professores, os cursos de graduação e pós-graduação. A Universidade de Brasília (UnB) é pioneira nesses projetos.

O conselheiro e pró-reitor de Planejamento, José Mascarenhas, observou que, novos projetos de extensão e de pós-graduação geram impactos financeiros e orçamentários nos cofres da UFRB e que, devem ser discutidos, antecipadamente, para ver a possibilidade de adequação a realidade econômica da instituição, nesse cenário de crise.

O conselheiro e diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológica, José Valentim dos Santos Filho, falou sobre a expectativa dos professores e alunos sobre as novas diretrizes do Ministério da Educação para os cursos de Engenharia.

O conselheiro e diretor do CECULT, Danillo Silva Barata explicou que a Ata da Vereança é um documento que serve de farol para o desenvolvimento do recôncavo baiano e registrou a integração do CECULT com a comunidade local, notadamente nos eventos de extensão.

Danillo registrou que há um ano e um mês, o CECULT recebia, por cessão, o prédio em que está instalado no Bairro de Sacramento, dando início a um processo de consolidação e melhoria de funcionamento dos cursos. Danillo reivindicou melhorias na infraestrutura do prédio.

O presidente do CONSUNI e reitor, Silvio Soglia, registrou que no semestre 2018.2, o CECULT vai receber mais 190 novos alunos, selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Reunião administrativa

Os integrantes da Administração Superior da UFRB visitaram, à tarde, o prédio onde funcionava a Secretaria de Fazenda do Estado, cedido para a instituição. O prédio fica localizada na Praça da Purificação.

De volta ao CECULT, a comitiva se reuniu com professores, coordenadores dos cursos, técnicos administrativos e alunos sobre as demandas do Centro.

O reitor Silvio Soglia determinou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) entre integrantes da Reitoria e do CECULT para viabilizar parcerias entre a UFRB, Funarte, Receita Federal, Secretaria de Cultura e de Educação para atender demandas específicas de interesse das partes.