Como aproveitar o período do recesso acadêmico

Depois de um longo semestre de muito estudo, tudo o que os alunos querem é a chegada das férias!

Apesar de a Universidade ser um ambiente repleto de pessoas agradáveis, encontros divertidos e muito aprendizado, as férias são muito aguardadas pelos acadêmicos, seja para descansar, viajar, fazer um curso ou se divertir com os amigos. Separamos algumas dicas para você que quer aproveitar as férias com novas opções de lazer e estudos.

1 – Faça amizades internacionais
As férias são um ótimo momento para fazer novos amigos. Já pensou em fazer amigos internacionais? Você pode conhecer os estudantes intercambistas da universidade ou mesmo procurar por sites e aplicativos de trocas culturais. Existem muitos!

Fazer amizade com alguém de outro país pode ser muito divertido e instrutivo: você pode praticar outra língua, aprender sobre outra cultura e compartilhar experiências.

2 – Pesquise por novos cursos

Já que você tem algum tempo livre, que tal ir atrás de todos aqueles cursos complementares que quer fazer, mas não tem tempo por causa dos estudos? Procure por aulas de idiomas, cursos de extensão ou mesmo cursos que não estejam relacionados a sua área de estudo. Se você sempre quis aprender a tocar algum instrumento ou a fazer artesanato, esse é o momento!

3 – Seja voluntário
Ajudar os outros é sempre uma atividade recompensadora. Você pode ajudar de vários jeitos: doando recursos, doando seu tempo, fazendo propaganda para uma boa causa ou ajudando uma causa a crescer com suas habilidades profissionais.

Aproveite seu tempo livre para ajudar quem precisa. Pesquise sobre asilos, orfanatos, canis e ONGs em sua cidade que estejam precisando de alguém para ajudar. E faça isso com o coração aberto: mais do que acrescentar em seu currículo, isso vai fazer você ver a vida com outros olhos.

4 – Leia os clássicos
Outra coisa que sempre prometemos fazer, mas sempre dizemos que a faculdade não deixa: ler mais. A leitura nos ajuda a compreender o outro, a conhecer um pouco mais da história, a escrever melhor, e ainda é um passatempo divertido.

Uma boa dica é ler os clássicos da literatura. Aqueles mesmo livros que você se recusava a ler na escola! Releia-os – ou leia pela primeira vez – e descubra por que esses títulos se tornaram clássicos e o que eles representam na nossa história.

5- Melhore o seu currículo acadêmico
Que tal escrever e enviar um artigo para aquele evento que está com inscrições abertas e que você quer tanto ir? Nas disciplinas da universidade é comum que a escrita de artigos acadêmicos seja solicitada pelos professores, então, não deixe os seus artigos guardados na gaveta. Alguns dias de suas férias podem ser úteis para:

Fazer uma pesquisa e preparar o esboço de um artigo ou projeto;
Revisar e atualizar as informações de um artigo do início do curso. Assim será possível submetê-lo a uma revista ou congresso acadêmico.

6 – Pratique esportes
Todos sabemos que praticar esportes, além de ser divertido, é muito importante para a saúde. Que tal começar a praticar um esporte nessas férias?

Você não precisa necessariamente se inscrever em uma academia. Não faça disso uma obrigação e escolha algo de que você realmente gosta! Pode ser correr, andar de bicicleta, dançar… Ou aproveite sua viagem para a praia e nade, surfe, reme, fique em contato com a água!

Mas não se esqueça de que essas são suas férias e você também tem o direito de descansar. Durma bastante, deite na rede, fique sem fazer nada um pouco.

Divirta-se
Afinal, é férias! Nada melhor do que descansar e se divertir, não é? Neste período também vale ler livros do gênero que você adora, acompanhar suas séries prediletas, descobrir novos filmes, fazer atividades físicas na companhia de amigos e familiares, visitar os tios e primos que moram em um local distante, sair com os amigos da faculdade ou viajar para uma cidade nunca visitada.

Aproveite o período de descanso das aulas do ensino superior para repousar e retornar para o segundo semestre letivo com muito mais disposição para aprender.

Fontes:

Fotos: Rachel Lees e  Link Hoang