E-book CECULT EM AÇÃO: relatos extensionistas

Prezado usuário,

Com alegria informamos que o primeiro E-book do CECULT está disponível no nosso site para leitura e download no Menu > E-books > E-books do CECULT.

A gestão de extensão do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) produziu o livro digital CECULT EM AÇÃO: relatos extensionistas! organizado pela professora Lia Lordelo, que relata as suas atividades de extensão. Na obra encontramos narrativas de ações curtas, como visitas a instituições e palestras de divulgação, até relatos sobre ações mais complexas, que envolvem trabalhos  de formação por meio de linguagens artísticas como música, cinema, poesia, dança, etc. Também compõe o volume as ações de formação continuada complementares à formação regular dos estudantes, no âmbito da produção e difusão da cultura, tal como de atividades de preservação e renovação das tradições culturais que caracterizam o Recôncavo.

Apresentação:

"Ao longo de seus quatro anos de existência, sendo três destes com seu principal bacharelado em funcionamento, o CECULT – Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia tem trabalhado intensamente em todas as três frentes que compõem o que costumamos chamar de tripé universitário – no ensino, concebendo e gestando cursos de graduação e pós-graduação; na pesquisa, articulando núcleos e projetos de investigação interdisciplinares que amparam os projetos da pós-graduação, bem como organizando seminários e encontros em níveis local e internacional; e por fim, na extensão, fundando e multiplicando programas, projetos e atividades (BAHIA, 2017) que vão desde ações pontuais a longos e integrados programas de trabalho e atuação para e com a comunidade de Santo Amaro e imediações. Costumamos dizer, deste lugar da gestão1 , que o CECULT tem uma vocação extensionista. Uma fúria extensionista, quase. São tantas iniciativas que, daqui, até nós corremos o risco de perder a conta. O CECULT não para. Levando em conta, assim, esta vocação tão bonita e a necessidade que temos de divulgar mais e melhor nossas ações, dentro e fora da universidade, lançamos uma chamada para a criação e publicação de um livro digital, o CECULT EM AÇÃO, com relatos de experiências extensionistas em nosso centro2 .

São relatos de ações curtas, como visitas a instituições, palestras de divulgação do nosso curso; até narrativas sobre ações mais robustas, que envolvem trabalhos de formação por meio de linguagens artísticas – música, cinema, poesia, dança etc; ações de formação continuada complementares à formação regular no bacharelado, de produção e difusão da cultura dentro do território, bem como de atividades de cultivo, preservação e renovação das tradições culturais que caracterizam o Recôncavo. Em todas elas, por mais diferentes que sejam e por mais que difiram em escopo e profundidade, acredito que é possível enxergar o que estou tentando dar o nome de inteireza – cada ação só pode ser desempenhada por aquela autora ou autor, porque diz de sua formação, de sua prática, de suas preocupações e de seus desejos. Nelas, vejo também a centralidade da experiência, tal como o filósofo Larrosa Bondía já teorizava num pequeno, mas precioso artigo de alguns anos atrás: se costumamos pensar a educação do ponto de vista da relação entre a ciência e a técnica ou, ainda, do ponto de vista da relação entre teoria e prática, talvez o ponto de inflexão esteja em pensá-la a partir do par experiência/sentido (BONDÍA, 2002); a experiência não como algo que se passa, mas como algo que nos passa - que nos acontece, que nos toca. Pessoalmente, acredito que entender e viver a extensão sob esta perspectiva é o modo de praticá-la em toda sua potência – em sua dimensão comunitária, sua ânsia de transformação, de aplicação e de retorno ou contrapartida. Reunir esses relatos é, por fim, um modo de o CECULT inclinar-se sobre sua produção nestes primeiros anos de existência para melhor entendê-la – olhando com cuidado e carinho para as coisas é que podemos transformá-las. E transformar as coisas é, talvez, uma das mais nobres missões de uma universidade pública nos dias de hoje."

O docente que desejar disponibilizar seu E-book no nosso site, basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando.