Orquestra experimental do CECULT realiza atividades de intercâmbio em Brasília

O Coletivo Novos Cachoeiranos – Orquestra experimental do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizará uma série de atividades em Brasília.

Contemplado pelo edital de mobilidade artística da Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT/BA) como terceira chamada, o grupo realizará dois concertos em Brasília, além de ministrar uma oficina de composição Aplicada a Claves de Matriz Africana na Escola de Música de Brasília. Realizará também um estágio de vivência com músicos locais.

O repertório apresentado mistura elementos da musicalidade do recôncavo baiano, como claves de matriz africana, motivos do samba de roda e sonoridades das filarmônicas, mesclados com técnicas do contraponto barroco e elementos da vanguarda musical, como o atonalismo e a politonalidade.

O Coletivo é um projeto de extensão do CECULT/UFRB coordenado pelos professores Sólon de Albuquerque Mendes e Lúcio Agra, dedicado à Arte e Educação comunitária. As ações do Coletivo são focadas no ensino de Arranjo, Composição, Contraponto, Harmonia e Estética, em parceria com músicos das filarmônicas locais (Lyra Ceciliana, Minerva Cachoeirana e União São Felixta). O repertório do grupo é dedicado à produção autoral, misturando elementos da musicalidade do recôncavo, com elementos da vanguarda musical, como atonalismo, dodecafonismo, da música Barroca e do Jazz. Para este projeto o Coletivo Novos Cachoeiranos contou com a produção executiva de Samanta Oliveira e Uyatã Rayra.

O projeto é uma parceria entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT/UFRB), Pró-Reitoria de Extensão e a Sociedade Cultural Orpheica Lira Cyciliana. Confira a programação das apresentações:

Oficina: Música baiana de matriz africana - aspectos composicionais

Data: 12 nov

Local: TEMB - Teatro da Escola de Música de Brasília

Concerto: Música Baiana Contemporânea

Data: 13 nov

Local: TCG - Teatro Carlos Galvão (Escola de Música de Barsília)

Concerto: Na roda de samba: que trabalho é esse?

Data: 16 nov

Local: Setor Comercial Sul - Quadra 5