Campus em Ação da TV Cultura recebe propostas de produções audiovisuais universitárias

O Programa Campus em Ação da TV Cultura está selecionando trabalhos de estudantes para serem exibidos ao longo de 2019. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dispõe de um acordo de cooperação técnico-científica e cultural com a Fundação Padre Anchieta – Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, mantenedora da TV Cultura. A UFRB pode colaborar com conteúdos próprios ou produzidos por seus alunos, em suporte audiovisual e de caráter educacional, cultural, informacional e social, que serão inseridos no programa.

Os interessados em exibir suas produções deverão submetê-las para a Assessoria de Comunicação da UFRB, quer irá acompanhar o desenvolvimento do projeto e intermediar a comunicação com a TV Cultura. A emissora deve receber o material da UFRB para ser exibido com 30 dias de antecedência. As inscrições também podem ser feitas pelo site do Campus em Ação. A TV Cultura poderá transmitir o material em outros canais ou em rede interna de divulgação de audiovisual.

A iniciativa aceita todos os tipos de obras audiovisuais de qualquer área de ensino, desde Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) quanto trabalhos interdisciplinares, exercícios de disciplinas específicas, etc. As únicas exigências são de que os produtos estejam em alta definição e tenham sido produzidos pelos próprios alunos como parte do currículo de um curso de graduação ou pós-graduação. Não há restrições quanto à data de produção, mas a produção recomenda que os vídeos tenham entre 02 e 24 minutos de duração, divididos em abertura, primeiro e segundo blocos, intervalo e encerramento. A vinheta e a apresentação do trabalho, além do encerramento com uma nova chamada do programa, são de responsabilidade da TV Cultura. Os arquivos devem ser entregues na ASCOM em Hard Disk externo (HD externo com porta FireWire 800).

As especificações para gravação são: Vídeo - DVCPRO 100 (.MXF ou .MOV); Tela: 1920x1080; Frequência: 29,97hz – com pulldown aplicado no conjunto da obra. Manter a safe área de 4x3 para o segmento SD. Áudio - 2.0 – L – R; PCM 48.000 hz; Resolução: 16 Bits e 5.1 - CH 1 L / - CH2 C / - CH3 R / - CH 4 LI / - CH 5 RI / - CH 6 – SUB.

Os autores concederão licenças de direitos de inserção da produção acadêmica no programa, sem exclusividade, por tempo indeterminado, a título gratuito e sem encargos.

Campus em Ação - é uma proposta da TV Cultura que cria um espaço na mídia televisiva para divulgar e exibir a produção acadêmica das universidades brasileiras. Dentre os objetivos estão resgatar, preservar e divulgar a diversidade da produção intelectual interna das universidades brasileiras. Além disso, a proposta incentiva o trabalho de pesquisa científica e com isso valoriza novos talentos.

O primeiro vídeo da UFRB exibido no Programa Campus em Ação foi o curta-metragem “Inferno”, produzido em 2013, por estudantes do Curso de cinema e Audiovisual, sob orientação do professor Adriano Oliveira. A nova temporada do Campus em Ação já está no ar todos os sábados às 10h30, na TV Cultura, com reprise à meia-noite de quinta para sexta-feira. Os vídeos também ficam disponíveis na internet, no site www.tvcultura.com.br/campusemacao.