NOTA DA DIRETORIA DO CECULT

Informe à Comunidade

A diretoria do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB vem a público reiterar a posição da UFRB, junto à comunidade acadêmica (docentes, técnicos, discentes e terceirizados), diante da notícia do projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores de Santo Amaro para instalação de uma indústria de produtos automotivos (Orbi Química) na área que foi cedida à UFRB para a construção do campus de Santo Amaro.

A implantação do campus da UFRB em Santo Amaro é fruto de uma demanda histórica da região, articula-se aos posicionamentos políticos e estratégicos desta Universidade e da comunidade do Recôncavo, além de responder à necessidade política urgente de expansão e descentralização da produção e difusão da educação, a partir do entendimento da cultura como um campo estratégico do desenvolvimento socioeconômico; além disso, como meio de produção e difusão de saberes, espaço de experimentações e expressões artísticas, veículo de inclusão social e digital, área de aplicação e inovação tecnológica, instrumento de informação, comunicação e educação em todos os níveis.

A doação da área da Trzan, em 2013, foi condição para implantação e expansão de nossa Universidade na cidade de Santo Amaro, pois conseguimos na ocasião incluir o projeto do Campus no PAC das Cidades Históricas junto ao IPHAN. Os estudos preliminares já foram realizados pelo IPHAN e o projeto aguarda liberação de recursos para sua implementação. Trata-se de obra estrutural e de grande porte e que certamente deixará um legado à cidade e à nossa comunidade universitária.

Ocupamos hoje de forma provisória o antigo Colégio Pedro Lago, que não nos atenderá em médio prazo e, por isso, reforçamos a necessidade da manutenção dessa área, pois, caso contrário, não teremos condições de permanência no município, visto que o nosso quadro docente, técnico e de estudantes prevê um público de 1500 acadêmicos.

Na sexta-feira, 24 de julho, o professor Danillo Barata protocolou, na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Amaro-BA, um ofício com essas informações, endereçado ao presidente da Câmara, Sr. Herden Cristiano do Amaral Boucas. Anexados ao ofício, foram encaminhados também os documentos da doação e de arrecadação de impostos, DARF, referentes ao terreno.

A reitoria também encaminhou um ofício ao presidente da Câmara dos Vereadores na sexta-feira, 24 de julho, no qual o magnífico reitor Fábio Josué destaca que a administração superior não foi informada sobre o projeto de doação do espaço físico da antiga sede da Fundação Tarzan para implantação de indústria Orbi Química. O reitor ressalta, no documento, que atualmente a UFRB aguarda disponibilização de recursos para implantação do projeto que dará início à obra do campus universitário em Santo Amaro. Além disso, reitera o interesse e o empenho da administração superior em consolidar a implantação do Campus da UFRB nesse município, tendo como imprescindível a construção da sede do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) no espaço que nos fora doado, terreno das ruínas remanescentes da antiga Siderúrgica Fundação Tarzan.

Santo Amaro, cidade histórica, cantada em verso e elogiada em prosa, está lutando por ter reconhecido o seu papel na história do Brasil. A UFRB é fruto desta luta e também um instrumento na luta por dias melhores. A UFRB é uma conquista do povo de Santo Amaro para a promoção do desenvolvimento sustentável da cidade.

Santo Amaro, 25 de julho de 2020.

Danillo Barata                   Viviane de Freitas

Diretor do CECULT            Vice-diretora do CECULT