Grupo de pesquisa da UFRB lança livro digital sobre saúde da população negra

Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS), vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e à Universidade Federal da Bahia (UFBA), entrevistou cinquenta e oito pessoas para entender o que profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) conhecem sobre as necessidades de saúde da população negra, e da consequente existência da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. imagem sem descrição.

O resultado dessa pesquisa realizada nos municípios de Salvador, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas compõe o livro digital "Atenção à saúde e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra", com 27 páginas, recentemente lançado com financiamento do Programa Pesquisa para o SUS - PPSUS/Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB.

A pesquisa teve parceria das respetivas secretarias municipais de Saúde dos três municípios envolvidos.

Entrevistas

Foram entrevistados usuários, profissionais e gestores, sobre a atenção que recebem/oferecem nas unidades de saúde, o conhecimento  sobre a política, bem como o respeito à diversidade no cuidado e planejamento em saúde.

Pesquisa realizada em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, com as parcerias das respectivas secretarias municipais de Saúde dos três municípios.

Acesse o e-book Atenção à saúde e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Mais informações sobre o NEGRAS no site ufrb.edu.br/negrasccs.