A escola está em todo lugar

Com as novas tecnologias e a formação de uma geração sem barreiras tecnológicas, a educação ultrapassa a sala de aula e encontra os mundos possíveis

20210315 190931

Onde você estuda?

Até março de 2020, essa pergunta certamente seria respondida, por milhões de crianças ao redor do mundo, com um endereço físico. Mesmo durante o período de férias, a tendência natural é indicar um prédio como "a escola". Mas, claro, aprendemos todos os dias, todos nós, adultos, jovens e crianças. E, mesmo com as escolas ‘físicas’ fechadas, nas férias ou na pandemia, continuamos a pesquisar, buscar e desenvolver conhecimentos. Seguimos aprendendo.

A resposta para essa pergunta, portanto, pode não ser uma localização geográfica. Onde está a escola, afinal? A escola está onde valorizam a educação como passaporte para o futuro de suas crianças, nas políticas públicas que sabem que o país que progride é o mesmo que educa as sucessivas gerações; e em particular, nas múltiplas possibilidades de vida de cada um dos estudantes que sonham em realizar plenamente seus potenciais.

Gerar valor no mundo e transformar realidades começa com o acesso à educação de qualidade. E continua com propiciar condições para que as novas gerações construam conhecimentos e habilidades, empoderando jovens e criando uma cultura empreendedora, na qual a criatividade e a inovação sejam atitudes cotidianas. Empreender é uma forma de resolver problemas e buscar realizar objetivos. Desenvolver essas e outras competências empreendedoras é, também, papel dos educadores.

Minha escola é o mundo

Estudar equivale a perceber a relevância de desenvolver conhecimentos para a vida, e não como tarefa, obrigação. Se a Educação a Distância e os meios digitais se inserem cada vez mais no universo da escola, hoje as próprias crianças aprendem idiomas, programação, história, geografia - enfim, praticamente tudo - enquanto navegam na internet, jogam videogames e se apropriam dos avanços tecnológicos com toda a naturalidade.

A comunidade acadêmica ganhou novos atores, até mesmo não humanos, com a presença de robôs, algoritmos e da inteligência artificial. Porém, continuam sendo indispensáveis, e sempre serão, os agentes do conhecimento representados por mestres, professores, estudantes e gestores. Não há máquina que substitua a experiência.

Olhar desafios e enxergar oportunidades depende muito mais da visão de mundo do que do domínio técnico. Afinal, a tecnologia não para de evoluir. A missão da educação, que não deixa de ser a de facilitar o estado da arte dos conhecimentos existentes, passou a incorporar também, nos últimos tempos, estimular a curiosidade, assertividade, autoconfiança na própria capacidade de absorver conceitos e transformar obstáculos em pontes no caminho entre problemas e soluções.

Educação empreendedora

Transformar realidades exige uma boa dose de inspiração e ações concretas de ação. O exercício de transformar ideias em comportamento faz florescer, diariamente, uma conduta capaz de estimular o desenvolvimento de soluções. Nesse contexto, o Sebrae desenvolve o Programa de Educação Empreendedora, promovendo atividades para incentivar alunos de instituições públicas e particulares a terem mentalidade e a cultura empreendedora.

Um jovem que pensa de forma empreendedora planeja estratégias e se envolve profundamente com o objetivo de desenvolvimento pessoal e comunitário. É uma pessoa que cresce com a capacidade de encontrar soluções onde outros vêem problemas. Essa atitude é visível em momentos como as feiras do curso Jovens Empreendedores: Primeiros Passos (JEPP), iniciativa do SEBRAE na qual alunos matriculados entre o 1º e o 9º ano do Ensino Fundamental concretizam projetos, quando cada turma é protagonista, planeja, trabalha em equipe e, ao final, cria suas próprias empresas e comercializa produtos como artigos de artesanato, presentes, chocolates, temperos, ou presta serviços de alimentação, entretenimento e recreação.

Conheça três novos cursos a distância que o Sebrae fez para:

Conheça essa e outras iniciativas do Sebrae que desenvolvem a cultura empreendedora na educação formal.

Fonte: Sebrae