Editora da UFRB publica obras da Coleção 15 Anos de Ações e Políticas Afirmativas7

imagem sem descrição.A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (EDUFRB) publica sete obras da Coleção 15 Anos de Ações e Políticas Afirmativas da UFRB. As obras foram submetidas pelo Edital EDUFRB n° 04/2020, em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE).

Para Rosineide Mubarak, Superintendente da Editora da UFRB, "A parceria da EDUFRB com a PROPAAE na divulgação de saberes, vivências e experiências da comunidade acadêmica, ratifica a relevância e o compromisso da UFRB com as ações afirmativas".

Confira as obras:

•  “Brincadeira de negão: masculinidades negras no Recôncavo da Bahia”, de Beatriz Giugliane e Osmundo Pinho (organizadores);
  • “Juventudes negras na TV baiana”, de Mario Gonzaga Junior (autor);
  • “Diálogos Interseccionais a partir das margens”, de Taline Oliveira, Denize Ribeiro e Jessica Bruno (organizadoras);
  • “Mulheres rurais na Bahia: lutas e conquistas”, de Tatiana Veloso e Eliene Gomes (organizadoras);
  • “Psicologia em epistemologias negras: ações afirmativas na universidade”, de Regina Marques, Luiza Rodrigues de Oliveira e Dolores Cristina Gomes Galindo (organizadoras);
  • “Presença e permanência de estudantes negras(os) no CAHL/UFRB”, de Julieverson Carvalho (autor); e
  • “As políticas afirmativas na UFRB: percurso, dobras e pontes”, de Ana Rita Santiago, Rosangela da Silva e Ronaldo Barros (organizadores).

"Essa iniciativa, em parceria com a Editora UFRB, visa promover o enfrentamento ao apagamento histórico do patrimônio cultural, artístico, político e científico da comunidade negra e reconhecer e divulgar as pesquisas científicas, inovações pedagógicas e tecnológicas, experiências de extensão que fomentem as políticas de ações afirmativas", afirma Carlos Alberto Santos de Paulo, pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, e complementa que "vislumbra a incorporação das Políticas de Ações Afirmativas como Linha editorial da EDUFRB, com a expectativa de consolidar e ampliar o interesse da comunidade pela produção e disseminação de obras com temáticas altamente relevantes à sociedade brasileira como Ações Afirmativas, Racismo, Branquitude, Relações étnico-raciais, História, Arte, Literatura e Culturas Afro-brasileiras e Africanas".

Os trabalhos são de autoria de professores, pesquisadores e egressos da UFRB, que submeteram as obras em 2021. Em 2022 a Editora iniciou o processo de avaliação, apreciação pelo Conselho, revisão e diagramação. As obras inéditas em formato e-book já estão disponíveis para download gratuito no site da editora.

“Estas publicações se inserem no âmbito dos esforços empreendidos pela gestão para dar visibilidade às pesquisas e produções acadêmicas de nossa comunidade. Também amplia a projeção da EDUFRB no cenário nacional”, afirma o reitor da Universidade, Fábio Josué e complementa: "a publicação destas obras no âmbito da coleção, materializa a experiência da UFRB na realização de políticas afirmativas pioneiras, que tanto têm contribuído para a inclusão social e a promoção da diversidade no Recôncavo”.