PROGRAD divulga procedimentos para cadastro de grupos de estudos na UFRB

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), através do Núcleo de Gestão de Programas e Projetos (NUPROP), torna pública a Nota Técnica Nº 01/2016referente à regulação de grupos de estudos no âmbito da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O documento instrumentaliza os procedimentos adequados para criação, registro e acompanhamento dos grupos de estudos na UFRB.

De acordo com a Nota Técnica, os processos de proposta de criação e certificação de grupos de estudos devem ser abertos no Centro de Ensino a qual estejam vinculados. Em seguida, o NUPROP receberá os processos para proceder a analise do requerimento. Finalizada a análise, o Núcleo emitirá o registro ou a certificação do grupo e encaminhará ao Centro de origem para ciência dos solicitantes.

Os grupos de estudos da UFRB, regidos pela Resolução CONAC Nº 005/2015, são uma oportunidade de desenvolvimento de saberes e também uma forma de tanto o docente, como também os discentes, servidores técnicos e membros da comunidade externa à Universidade desenvolverem habilidades de estudo acerca de determinada área do conhecimento.

Segundo o chefe do NUPROP, Abigael de Almeida, é de suma importância haver um registro das atividades de tais grupos, podendo os participantes usufruírem da carga horária proposta no planejamento dos estudos para outras atividades, como capacitação, progressão e atividades complementares curriculares. A institucionalização do grupo também permite o reconhecimento do trabalho desenvolvido ou a ser desenvolvido para a comunidade acadêmica.

Todos os documentos necessários para realizar a regulação dos grupos de estudos da UFRB estão disponíveis no site do NUPROP. Basta clicar na seção “Grupos de Estudos” e fazer o download dos formulários. Quaisquer dúvidas podem ser dirimidas pelo telefone: (75) 3621-9214.

Confira a Nota Técnica Nº 01/2016 e a Resolução CONAC Nº 005/2015.