Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Coordenadoria de Tecnologia inicia processo de migração para software livre na UFRB

 

A Coordenadoria de Tecnologia (COTEC) deu início neste mês de maio ao processo de migração para software livre na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto COTEC-Livre atende as exigências da legislação vigente e as recomendações da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e do Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de reduzir a dependência de única solução/fornecedor.

Segundo o coordenador da COTEC, Anderson Lago, a medida propiciará uma economia substancial nos custos de aquisição e manutenção dos softwares. “A dependência de única solução/fornecedor impõe um custo de software e sistema operacional, por posto de trabalho administrativo na UFRB, variando de R$ 1.369,00 a R$ 46.619,60 com pouca margem para negociação. O estudo de alternativas permitirá a comprovação da real necessidade do software e seu quantitativo através do mapeamento do perfil do usuário”, explica Lago.

O processo de migração iniciará com estudo de impacto na Coordenadoria de Documentação e Informação (CIDOC), Coordenadoria Contabilidade Financeira (COCFI), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) e Núcleo de Gestão de Diárias, Passagens e Hospedagem (NUGDI), para estabelecimento de versão de referência para as áreas administrativas. A COTEC esteve reunida com os coordenadores das unidades na quarta-feira, dia 04 de maio, quando foram debatidos os procedimentos para implantação do software livre sem ônus para a operacionalidade de suas atividades.

De acordo com a COTEC, a previsão inicial para finalização de relatório de impacto e implantação nestas unidades é de 90 dias. O escopo do processo incluirá a migração de sistema operacional e software aplicativo e sistemas, com validação do hardware utilizado pelas unidades. Em paralelo, já foi iniciada a capacitação da equipe da COTEC para suporte as demandas provenientes desta migração. O trabalho será realizado por um grupo composto por 02 analistas de tecnologia da informação e 04 técnicos.

“A COTEC vem realizando desde 2014 o processo de substituição de softwares/soluções proprietários utilizados no datacenter ou na prestação de serviços de tecnologia da informação, e vai intensificar o processo para alcançar o índice de 95% de softwares livres na UFRB”, afirma o coordenador Anderson Lago.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/cotec

registrado em:
Fim do conteúdo da página